NC / Urbi et Orbi


Miguel relvas lança ultimato aos municípios da Beira Interior

"Se até 31 de Março, os municípios da Guarda e Castelo Branco não estiverem organizados em Comunidades, podem perder 2,5 milhões de euros". A ameaça surgiu na sexta-feira, 26, na Guarda, por parte do secretário de Estado da Administração Central, Miguel Relvas, no Encontro Distrital de autarcas do PSP, que se realizou naquela cidade, com o objectivo de se reflectir sobre o Poder Local.
Miguel Relvas, que já por diversas vezes tinha deixado o aviso à Beira Interior, sobre a demora que estava a ter em constituir-se em Comunidade Urbana, desta vez apontou prazos (31 de Março), que até já passaram, para que as respectivas Assembleias municipais dos vários concelhos dos dois distritos se pronunciassem sobre o novo modelo de descentralização levado a cabo pelo Governo. Num tom bastante crítico, Miguel Relvas vincou que outras regiões, com muito mais afastamentos e desacordos no passado, já se agruparam, como por exemplo Braga e Guimarães, daí não entender todo o impasse que reina na região. "Se calhar os que são mais pobres e não conseguem organizar-se, devem continuar a ser pobres" ameaça o secretário de Estado, que volta a vincar que as regiões mais desenvolvidas não tiveram tantos problemas para se constituírem como a Beira Interior.
"Penso que as negociações irão chegar a bom porto, mas não sei quando" afirma o autarca covilhanense Carlos Pinto, que recusa o timing apontado por Miguel Relvas como algo de relevante. Aliás, Pinto diz mesmo que o acordo entre a Beira Interior Norte, Covilhã e Belmonte estarão prontas, nunca antes de 31 de Março, ou seja, da passada quarta-feira.
Recorde-se que neste processo, os distritos da Guarda e Castelo Branco não irão ficar juntos na mesma Comunidade. No distrito guardense, alguns municípios irão juntar-se á futura Àrea Metropolitana de Viseu e os restantes irão formar uma Comunidade com a Covilhã e Belmonte, não aceitando, no entanto, a ligação a Castelo Branco. Por isso, Fundão e Penamacor avançam com uma Comunidade a Sul, juntamente com Castelo Branco. Para combater esta desunião da Cova da Beira, os municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão e Penamacor vão formar uma nova Associação Regional para poderem desenvolver projectos conjuntos. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Belmonte, Amândio Melo, a constituição de uma nova entidade associativa foi a forma encontrada para que continue a existir uma estrutura que envolva os quatro concelhos, face à "divisão" da Cova da Beira no processo de descentralização administrativa.