O Encontro serviu para consolidar laços culturais entre os dois países
Fronteira imaginária
Saberes e práticas comuns em estudo

Portugal e Espanha estão ligados pela mão da natureza, mas também pelas semelhanças culturais. Uma das muitas referências abordadas no II Encontro Ibérico, realizado na Universidade da Beira Interior (UBI).


Por Eduardo Alves


Vieram doutores, conselheiros, pensadores e escritores, marcaram também presença embaixadores. Em salas repletas de gente viajou-se através da palavra por uma península enorme em riquezas culturais, mas exígua em diferenças.
Literatura e Cultura no Espaço Ibérico designa um encontro "sólido e estabelecido onde as principais características dos dois povos são dadas a conhecer", começa por aludir Manuel Funtán del Junco, director do Instituto Cervantes. Como muitos outros, durante dois dias, 30 e 31 de Março, fez da Covilhã e do Fundão as capitais do diálogo cultural entre Portugal e Espanha. E se na língua existe alguma sonoridade que marque diferenças, na compreensão esse entrave é derrubado. Fernando Augusto Machado, da universidade do Minho, refere que "embora existam duas línguas distintas, conseguimos entender-nos". Uma combinação que deixou para trás as questões dos fundadores destas pátrias mediterrâneas, quando mãe e filho travavam guerrilhas. Agora, nos tempos que correm, o contrabando de afectos, de mercadorias culturais ganhou condição legal e as relações entre os dois povos "estão cada vez mais fortes e de melhor saúde", remata o representante do Instituto Cervantes.
O esforço que tem sido realizado pela Universidade da Beira Interior, "merece todo o apreço e reconhecimento da parte do povo espanhol", salientou José Ferreras Estrada, assessor linguístico da embaixada de Espanha. Neste papel de anfitriã, a pátria de Camões não foi esquecida. Trazer os mais actuais e completos estudos sobre as trocas culturais feitas entre os dois países deve-se em grande medida, ao facto de estar implantada na Covilhã a mais recente licenciatura em Português Espanhol.

Esforço recompensado

Um dos benefícios retirados desta iniciativa está na realização do 2º Congresso de Ensino da Língua Espanhola, na UBI. Anunciado por Antonieta Garcia, docente do Departamento de Letras da instituição e uma das organizadores deste evento, o congresso, a ter lugar em Novembro próximo, “é a prova de que o trabalho realizado na UBI está a ser recompensado”. As investigações que têm sido desenvolvidas na universidade e a licenciatura em Português/Espanhol “em muito têm contribuído para a abertura da instituição”. Um curso que ganhou identidade singular pelo seu plano curricular. "Veja-se o facto de grande parte dos docentes desta licenciatura serem espanhóis", acrescenta a responsável pelo evento. Uma forma diferente de transmitir conhecimentos aos alunos, que também se fizeram representar em grande número durante todo o evento.
Inserido nesta iniciativa decorreu também o encontro de novos escritores, uma acção realizada na Câmara do Fundão e que tem como principal desígnio a partilha de conhecimentos entre os que começam agora a percorrer os trilhos das letras.

Para saber mais veja notícia sobre Exposição Temporária:
Letras e desenhos interligados