Por Joana Silva


Uma das oradoras nas Jornadas

Habitualmente associado às empresas privadas, as III Jornadas Internacionais de Marketing Não Lucrativo vêm trazer uma perspectiva diferente do marketing como estando também ao serviço de instituições públicas e não lucrativas. A Unidade de Ciências Socias Humanas da UBI organizou a iniciativa que decorreu na tarde da passada quintafeira, dia 1, e ao longo do dia seguinte. O encontro contou com as exposições da Assistência Médica Internacional (AMI) e do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), entre outras.
O marketing torna-se fundamental na tarefa de alertar, interpelar e provocar a indignação. Para mudar mentalidades que passem de uma indignação passiva a uma indignação activa é preciso chegar às pessoas e “comunicar é o objectivo fulcral”, explica Luísa Nemésio da AMI. Luísa Nemésio adianta que as campanhas publicitárias da AMI são feitas por agências profissionais, mas a título gratuito. Contudo, quando a AMI se associa a empresas, é frequente que as mesmas proponham campanhas, pelo que “há uma negociação de estratégias”. “Geralmente, as empresas propôem um marketing com crianças pois as crianças vendem sempre”, exemplifica Luísa Nemésio com a recente campanha levada a cabo entre a AMI e o banco Totta.

”Dar a conhecer a natureza”

As estratégias de comunicação do ICN assentam sobretudo na educação ambiental, em projectos com jogos e passaportes, no merchandising e no facilitamento de informação. Um dos objectivos do ICN é fomentar a afluência dos visitantes de parques e reservas naturais aos centros de informação. A ideia de fundo é promover uma cultura para a Natureza através de uma atitude diferente e mais informada de quem visita espaços naturais protegidos. “Queremos que as pessoas olhem para a natureza com outros olhos. Além de visitarem uma reserva, levem consigo informações e conhecimentos sobre aquilo que visitaram”, esclarece João Carlos Farinha, do ICN.
Ao longo do segundo dia das jornadas decorreram várias sessões de trabalho onde se apresentaram linhas orientadoras do marketing no que diz respeito aos alvos, às estratégias, aos métodos e aos instrumentos. Procurou-se averiguar também como os valores sociais, morais e religiosos estão presentes na formulação de estratégias de marketing.