Maria José D’Ascenção dá aulas em Portalegre
Mestrado em Didáctica do Português
As mulheres vistas por José Régio

Maria José Marcelino Madeira D’Ascenção apresentou, na Universidade da Beira Interior, uma tese de mestrado sobre as personagens femininas de um livro do conhecido autor.


Por Daniel Sousa e Silva


“Histórias de Mulheres”, de José Régio é uma colectânea de textos, onde se encontra uma novela e vários contos em que as mulheres dominam. Foi a partir desta obra que Maria José D’Ascenção desenvolveu a sua tese de mestrado em Didáctica do Português com a temática”A Construção das Personagens Femininas em Histórias de Mulheres de José Régio” como pano de fundo.
O seu trabalho, defendido na passada sexta feira, 2, foi “basicamente, de análise da construção da personagem femininas em José Régio e de como estas são vistas pelo autor”, conta.
O júri presente entendeu atribuir a classificação de aprovado com Muito Bom à tese.
O arguente da prova foi José Batista Martinho, professor auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O restante júri foi constituído por João Malaca Casteleira, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Maria Antonieta Gomes Baptista Garcia, professora auxiliar da UBI.
A maior dificuldade que Maria José D’Ascenção encontrou ao longo da tese foi, curiosamente, o facto de não possuir cartão de estudante da UBI, “o que me impossibilitou o fácil acesso à bibliografia disponível nas bibliotecas da instituição”, lamenta a agora mestre.
Maria José D’Ascenção é actualmente docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre.