Por João Simão



A Via Sacra partiu da Capela de São Martinho, junto à UBI

O frio que se fazia sentir na terça feira, 31, não foi suficiente para inibir as pessoas a ir da Capela de São Martinho até à Igreja da Conceição, num percurso com 15 estações, fazendo lembrar o calvário de Jesus.
"A via sacra é reviver de modo particular em passos aquilo que foram vivências de Jesus enquanto pessoa, e que hoje como Igreja actualizamos através da oração e da reflexão", explica o Padre Luciano, capelão da Universidade da Beira Interior (UBI).
Entre oração, musica e reflexão pessoal, mais de cem pessoas aproveitaram a ocasião para fortificarem a sua fé e se prepararem para a Páscoa. Ana, de 17 anos, explica que se está “numa época que antecede a Páscoa e, por isso, é importante ter-se um momento de reflexão para nós próprios e apercebermo-nos do que vai acontecer". Marta, de 22 anos, participa porque pertence "ao coro da UBI que veio dar o seu contributo cantando em duas estações". Sentiu-se intimidada pelo frio, mas adianta que "a religião está acima de tudo” e foi “por gosto e não por obrigação", conclui.
Organizada pela PASTUBI, participaram nesta Via Sacra, o coro da UBI, um grupo universitário que se prepara para o crisma e outros grupos de jovens da cidade, os grupo dos Jovens de São Martinho, o grupo de São Tiago, o grupo da Igreja da Conceição e de São Vicente de Paulo.

 





O que é o PASTUBI?


Ao PASTUBI pertencem jovens da universidade que têm fé, professores
e funcionários. A Pastoral Universitária procura dinamizar grupos de reflexão dentro da universidade independentemente da sua nacionalidade, curso e religião. "Podem ser jovens universitários de todos os cursos, de todos os credos, porque a pastoral tem reflexões que são na linha da fé, mas também outros encontros de convívio, de passeio e reflexões sobre o que são os problemas do homem de hoje e do jovem de hoje", esclarece o capelão.
O PASTUBI organiza a Via Sacra, mas também a Bênção dos finalistas e das pastas, preparação para o baptismo, primeira comunhão e crisma, celebrações e convívio de Natal e Páscoa, visitas a instituições como lares, orfanatos, serviço de voluntariado no hospital, banco alimentar, entre outras actividades.
O PASTUBI reúne-se todas as quartas-feiras às 19h no gabinete do capelão. Para pertencer ao PASTUBI basta encontrar-se com o capelão da universidade ou com algum dos coordenadores. Se quiser obter mais informações pode ainda enviar um e-mail para pastubi@hotmail.pt.