Por Cátia Felício


Algumas das vencedoras de medalhas na competição

As gotas de suor escorriam pelo rosto após cada combate. As protecções, desde capacete a colete e conquilha, passando ainda pela protecção de tíbias e protecção de antebraços, pareciam por vezes insuficientes para proteger os praticantes de taekwondo que se encontraram no ringue. Cada praticante da arte marcial combateu em assaltos de dois minutos, com um minuto de intervalo. Dois ringues bastaram para o combate entre os alunos que se dividiam por categorias de sexo e peso.
A Universidade da Beira Interior (UBI) apresentou duas equipas, A e B, e mostrou-se à altura das escolas de artes marciais que vieram até à Covilhã para participar no evento. Entre medalhas e troféus, destaca-se a CKT, clube de artes marciais de São João da Madeira, e a Furio, escola de taekwondo de Aveiro.
Na categoria de melhor equipa masculina, o primeiro lugar foi levado pela CKT, seguida da equipa da UBI, em segundo lugar, e por fim a Furio, que ficou em terceiro lugar. Na categoria de melhor equipa feminina, a Furio conquistou o primeiro lugar, seguida da equipa da UBI em segundo lugar, e em terceiro lugar ficou colocada a equipa de Santarém.
O Open decorreu no Pavilhão n.º1 da UBI e superou as expectativas de Sebastião Fernandes, mestre da classe de Taekwondo da UBI. Segundo o mestre de
Taekwondo, “a tarde correu melhor do que se esperava e os alunos mostraram um bom comportamento na prática da arte marcial”.
No total, contaram-se 45 assaltos no evento organizado pela Secção Desportiva da Associação Académica da UBI, em conjunto com o Clube de Saúde Nova Academia. O I Open de Taekwondo da Covilhã serviu para proporcionar momentos de competição aos alunos da UBI que praticam a modalidade. Rui Tarelho, praticante de taekwondo e membro da organização do torneio, revela que, "no ano 2005, vamos tentar que seja cá (na UBI) o Campeonato Nacional Universitário nesta modalidade". O primeiro Campeonato Universitário Nacional (CNU) de taekwondo realizou-se em 2003. Este ano, o CNU desta arte marcial tem lugar no próximo dia 8 de Maio, em Évora.

 





O que é o taekwondo?


"Como praticantes de Taekwondo, nós somos os nossos próprios inimigos e não podemos usar a nossa mente ou técnica para interferirmos uns com os outros". (Chung Sun Yong, mestre de taekwondo)
Em sentido geral, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal. Requer destreza no emprego das mãos e punhos, pontapés voadores, esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do adversário.
O taekwondo tem como princípios a cortesia, a integridade, a perseverança, o autodomínio e o espírito indomável. Para quem começa a praticar esta arte marcial, deve saber as posições básicas de pernas, saber dividir o corpo em três partes e ainda ter conhecimentos do dicionário coreano, para melhor conhecer a arte do taekwondo.
Várias técnicas utilizadas aquando da formação dos estados tribais levam a crer que o taekwondo tem a sua base nos primórdios do homem. Algumas pinturas do passado sugerem que o taekwondo era praticado por guerreiros e nobres com o fim de criar habilidades guerreiras.
A data de 1960 marca a abertura para o Ocidente na vida do taekwondo. Foram enviados mestres coreanos para a Europa e América com o intuito de introduzir e desenvolver a arte marcial.
Os primeiros Campeonatos mundiais da modalidade foram realizados em Seoul, capital da república da Coreia, em 1973. Actualmente, há mais de 40 países onde se pratica taekwondo. Um dos pontos mais altos para esta arte marcial deu-se no momento em que o taekwondo se tornou modalidade olímpica, tendo-se estreado em 2000 nos Jogos Olímpicos de Sydney.
KIAP: termo coreano usado no taekwondo, que em português significa "grito de guerra".