Fundão
Cereja também vai ao Euro

A autarquia fundanense aposta na divulgação do precioso fruto em dois eventos de grande envergadura: o Euro 2004 e o Rock In Rio. Cerca de 200 mil embalagens individuais serão distribuídas.

NC / Urbi et Orbi


“Cerejas do Fundão o Fruto da Nossa Selecção”. É este o lema da campanha, estimada em mais de 150 mil euros, levada a cabo pela Câmara do Fundão, que vai levar a cereja, também, ao Rock In Rio, em Lisboa.
Além da distribuição de 200 mil embalagens individuais do precioso fruto - cada uma com 125 gramas -, o programa de promoção contempla a colocação de cartazes (“outdoors”) ao longo da Auto-Estrada da Beira Interior (A23), a circulação de carrinhas promocionais nas zonas de fronteira - especialmente em Vilar Formoso - e ainda as ofertas culturais do concelho. Dentro de cada caixa de cereja estarão os programas culturais da cidade, nomeadamente do Festival de Cinema e Vídeo Jovem - IMAGO que se realiza no Fundão, em Outubro. As iniciativas de promoção da cereja abrangem ainda a realização de uma semana gastronómica, em Junho, no Fundão, a instalação de um ecrã gigante para que a população possa assistir ao jogos do Euro 2004 e a colocação de um relvado sintético (20 X 40 metros) para ser utilizado pelos cidadãos.
Este conjunto de iniciativas foi candidatado ao financiamento por fundos comunitários, com um custo total previsto de 250 mil euros, que poderão obter um financiamento de 75 por cento. A cereja a distribuir é objecto de um contrato entre a Câmara e a Cooperativa de Produtores do Fundão (CERCOBE.

Unidade de Refrigeração em estudo

A Câmara e a Cooperativa de Produtores de Cereja do Fundão (CERCOBE) estão a estudar a instalação de uma Unidade de Refrigeração de Cereja no Parque Industrial do Fundão. Trata-se de uma unidade com tecnologia avançada, destinada a permitir que a cereja não se estrague com facilidade, sobretudo no transporte de longas distâncias. O projecto já terá sido submetido pela CERCOBE ao Ministério da Agricultura. Os custos de instalação estão estimados em 250 mil euros.


 


Os visitantes tiveram uma oportunidade de conhecer o ambiente