Paulo Osório é professor auxiliar do Departamento de Letras da UBI
Obras para os alunos de LCP
"A ideia de publicar foi minha"

Os dois últimos livros de Paulo Osório, docente da Universidade da Beira Interior, já estão disponíveis ao público desde o início deste mês.


Por Daniel Sousa e Silva

”Estudo Sintáctico-Axiológico do Livro de Falcoaria de Pero Menino” e “Contributos Para uma Caracterização Sintáctico-Semântica do Português Arcaico Médio” são as mais recentes publicações disponíveis de Paulo Osório, docente da UBI.
Os livros são, respectivamente, “versões simplificadas” das teses mestrado (defendida em Coimbra, em 1998) e doutoramento (defendida, em 2002, na UBI) de Paulo Osório.
”Ambos os livros estão já a ser utilizados pelos alunos da licenciatura de Língua e Cultura Portuguesas (LCP), na disciplina de História da Língua”, adiciona o docente.
A ideia da publicação destas obras proveio do docente. “Decidi abordar o Departamento [de Letras] com a possibilidade de se publicar em livro as minhas teses, porque as considerei como mais-valias bibliográficas para a UBI”.
O livro que resultou da tese de doutoramento de Paulo Osório estabelece uma proposta de periodização temporal apoiado em fenómenos sintáctico-semânticos. Nem todos concordaram com os novos períodos linguísticos apontados pelo docente, mas Paulo Osório minimiza a questão. “É natural que, quando aparece algo um pouco diferente do pré-estabelecido, surjam vozes de discordância, o que é perfeitamente norma, porque este trabalho foi pioneiro no âmbito linguístico. O que existia até então era no domínio filológico”.
Estes dois livros vão ser apresentados oficialmente, em conjunto com o seu anterior “Antologia de Textos Medievais Portugueses (Sécs. XII – XVI). Textos Introdutórios, Organização e Selecção”, no dia 29 de Abril. A apresentação, integrada nas actividades dos II Dias de LCP, vai estar a cargo de João Malaca Casteleiro.