Por João Simão


Carlos Alberto Lopes foi aprovado com a classificação de Muito Bom

"O teorema das quatro cores - uma primeira abordagem" é o titulo da tese de mestrado de Carlos Alberto Lopes, apresentada na quarta-feira, dia 14.
A Sala dos Conselhos, da Universidade da Beira Interior, foi o local de apresentação da tese que foi aprovada com Muito Bom por unanimidade. A tese aborda um teorema que o agora mestre Carlos Alberto Lopes enuncia da seguinte forma: "Imaginemos um mapa, da Europa por exemplo; nós conseguimos colorir esse mapa de modo que países que tenham uma região em comum tenham cor diferente usando no máximo quatro cores".
Houve teóricos que criaram fórmulas que indicavam a necessidade de mais do que quatro cores para colorir um mapa, resultado da dificuldade em demonstrar com "lápis e papel" o teorema das quatro cores. Foi apenas com o auxílio de um computador para gerar os cálculos que se pôde demonstrar correctamente este teorema.
A tese de mestrado era composta por duas partes. A primeira, uma apresentação teórica e um desenvolvimento histórico do teorema das quatro cores, a segunda composta por diversos jogos usando os conceitos teóricos do teorema. A parte lúdica da tese interessou bastante o júri que chegou a jogar um jogo, dando novas sugestões de jogabilidade.
Uma tese com um publico alvo bem definido, alunos a finalizarem o ensino secundário e a iniciarem o ensino superior, que apresenta uma escrita simples para leitores não especializados.
O arguente da tese, Carlos Leal, da Universidade de Coimbra, considerou a tese "bem escrita, o que não é normal em mestrados semelhantes" acrescentando ainda ser "simples, bem contextualizada e boa para o desenvolvimento e divulgação da matemática".
A escolha do tema para tese de mestrado prendeu-se com dois factores, o primeiro por ser "um tema muito giro, um teorema muito fácil de entender por qualquer pessoa", o segundo factor teve a ver com “uma proposta da orientadora de tese", explica Carlos Alberto Lopes, docente na Escola Secundária do Sabugal.