Ana Cláudia Amaral defendeu uma tese sobre fractais
Mestrado em Ensino de Matemática
Jogar com os números

Explorar a geometria fractal de forma simples para poder ser entendida por alunos do ensino básico até ao secundário foi o principal motivo da tese de mestrado de Ana Cláudia Amaral.


Por Teresa Batista


"Fractais, Noções Básicas" é o título da tese de mestrado em Ensino de Matemática, defendida por Ana Cláudia Ferreira do Amaral, no passado dia 13 de Abril. O júri da prova atribuiu aprovado com a classificação de Muito Bom ao trabalho apresentado pela candidata.
Ana Cláudia Amaral licenciou-se na Universidade da Beira Interior, em Ensino da Matemática. Neste momento, está desempregada, no entanto, elaborou a sua dissertação a pensar na motivação dos alunos. "Os fractais são um tema actual e, ao mesmo tempo, despertam a curiosidade dos alunos. As figuras fantásticas apresentadas pelos fractais cativam a atenção dos alunos ao mesmo tempo que os motivam para a matemática", explica a docente.
Apresentar conteúdos matemáticos fugindo aos habituais conteúdos programáticos dos manuais pode ser uma forma de incentivo para os alunos. A docente considera que "jogar com a matemática funciona como forma de motivação". Ao longo da sua dissertação, o jogo do Caos e o jogo da Torre de Hanói estiveram em destaque. "Apresentar jogos que têm por detrás do seu funcionamento a matemática e mostrar aos alunos como o jogo se processa, é uma forma de trabalhar a matemática", refere a agora mestre.
Os fractais surgiram para se poder representar melhor o universo e a natureza. Estes elementos reúnem uma série de propriedades, têm auto-semelhança, complexidade infinita e uma dimensão fractal.
As principais dificuldades que encontrou na elaboração da sua tese foram ao nível da bibliografia. Ana Cláudia Amaral confessa que teve de "consultar bibliografia que não era portuguesa, e também teve que se deslocar a várias universidades do País para recolher material".
O arguente da prova foi Pedro Henrique Figueiredo Quaresma de Almeida, professor auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. O júri do mestrado foi ainda constituído por Natália Isabel Quadros Bebiano Pinheiro da Providência e Costa, professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e João Pinheiro da Providência e Costa, professor catedrático da Universidade da Beira Interior.