João Carlos Corrreia esteve disponível para assinar os exemplares do seu novo livro
Lançamento de dois livros
Contributos para o estudo da comunicação

João Carlos Correia apresentou ao público a sua mais recente obra. No mesmo evento, foi também anunciado um livro da sua organização, em conjunto com José Manuel Santos, fruto de jornadas realizadas na Universidade da Beira Interior.


Por Daniel Sousa e Silva


O intervalo da tarde de sexta feira, primeiro dia do II Ibérico, congresso de ciências da comunicações no espaço ibérico, foi ocupado com a apresentação de dois novos livros.
O primeiro, “Comunicação e Cidadania – Os media e a fragmentação nas sociedades pluralistas”, de João Carlos Correia, docente da UBI, é um livro que “pensa o papel dos media nas sociedades complexas de hoje”.
As sociedades são cada vez mais marcadas por um pluralismo mais intenso. A questão que se coloca na obra é, de acordo com João Carlos Correia, “saber se os media contribuem para uma aceleração desse pluralismo, para um aumento da entropia social, ou se, pelo contrário, através da globalização não existe um processo de homogeneização crescente”. Essa é a “questão estruturante”.
A conclusão a que o docente da UBI chegou no final do trabalho é que “existe uma tensão em ambos os sentidos: há uma emergência de particularismos ao mesmo tempo que há uma tensão no sentido da globalização. Os pluralismos arranjam espaços para adquirir uma unidade global, enquanto que a globalização, por ela, elimina alguns desses particularismos.”
O docente acredita que os media têm influência ao nível da opinião pública e das opiniões públicas, dando como exemplo “as consequências para o exercício da cidadania ao nível da sociedade civil”.
O livro resulta dos trabalhos preparatórios da tese de doutoramento de João Carlos Correia, apresentada na UBI em 2001, ao qual “se acresceram bastantes outras questões, resultantes das minhas dúvidas, discussões com colegas e alunos”.
“Comunicação e Cidadania – Os media e a fragmentação nas sociedades pluralistas” é uma edição apoiada pelo Instituto de Comunicação Social, incluída na colecção “Media e Jornalismo”, que é produzida pelo Centro de Investigação Media e Jornalismo. A obra vai ser distribuída a nível nacional

Artigos diferentes, mas com denominador comum

Logo de seguida, foi apresentado o livro “Teorias da Comunicação”, com organização de João Carlos Correia e José Manuel Santos, presidente do Departamento de Comunicação e Artes (DCA) da UBI. O volume da colecção Estudos de Comunicação, da UBI, resulta da reunião de textos que têm origem em comunicações proferidas na UBI, em Março de 2003, numas jornadas organizadas pelo DCA..
Os dois organizadores, como revelam no prefácio de “Teorias da Comunicação”, correram um risco duplo: o de eclectismo e o da monumentalidade. “Não será a comunicação um fenómeno abordado por teorias de tal maneiras díspares e diversas, que a reunião de análises provenientes de tão diferentes perspectivas acabe por não ser mais do que uma ecléctica manta de retalhos que apenas servirá, quanto muito, para fazer um balanço puramente somatório, mais ou menos exaustivo ou monumental, das abordagens teóricas em voga?”, questionam-se. No entanto, os organizadores depararam-se, apesar dos artigos terem sido feitos no âmbito de diferentes disciplinas, com um denominador comum, “os temas da improbabilidade da comunicação (ou incerteza da informação) e da estranheza que motiva o comunicar”.
João Carlos Correia e José Manuel Santos concluem que “partindo desta unidade dual torna-se possível admitir complementaridades entre disciplinas e modos de abordagem que, à primeira vista, se apresentam como simplesmente heterogéneos”.