Por João Simão


O concerto doi um sucesso

"Assim falava Zaratrusta (Fanfarra)" de Richard Strauss, mais conhecida como a música do filme 2001 Odisseia no espaço, abriu o concerto comemorativo do 25 de Abril, da Orquestra da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) dirigida pelo maestro António Costa.
O Teatro-Cine, na sexta-feira, dia 23, quase encheu para ouvir os jovens músicos da EPABI (Escola Profissional de Artes da Beira Interior) e a solista mezzo soprano Ana Urbano.
Com um programa variado não faltou "A Life on the Ocean Wave" de Russel, a conhecida marcha do 25 de Abril. A findar a primeira parte do concerto "Variações para Oboé e orquestra" de Rimski - Korsakov foi interpretado por António Campos (Oboé) e pela orquestra da EPABI.
António Campos ingressou na EPABI no décimo ano, actualmente é finalista de instrumento e é frequentemente convidado para várias orquestra jovens.
Confessou-se um "bocadinho nervoso", mas diz que a sua actuação correu bem, esperando "que o público tenha gostado".
A segunda parte começou com "A Força do Destino (abertura)" de Giuseppe Verdi e acabou com a solista mezzo soprano Ana Urbano a interpretar três árias da ópera "Cármen", de Bizet. A solista escolheu "Cármen" para interpretar, porque "é uma obra com a qual me identifico muito", confessou. A orquestra da EPABI tocou ainda "A Portuguesa", o Hino Nacional, que todo o público cantou de pé.
O público que quase enchia o Teatro-Cine gostou do concerto. Maria José Nunes, de 43 anos, costuma assistir às actuações da Orquestra da EPABI e confidencia: "Gostei muito deste concerto, adorei mesmo especialmente a voz da solista."

Musica clássica na Covilhã

Questinado sobre um concerto de música clássica para as comemorações do 25 de Abril o maestro António Costa explica: "O 25 de Abril comporta todo o tipo de música, e a música clássica no nosso País tem acontecido mais em Lisboa, no Porto, em Coimbra, e acho que a cidade da Covilhã neste momento já está a cultivar o gosto por este tipo de espectáculo."
Um exemplo deste gosto crescente é o número de pessoas que esteve presente no Teatro-Cine, que se encontrava praticamente cheio. Na opinião da solista mezzo soprano "o público é muito acolhedor", opinião reiterada pelo maestro António Costa, que acrescenta: "O público é muito bom, já estou habituado a ele, é muito acolhedor e muito exigente, o que faz com que se tenha cuidado com o trabalho que se traz aqui." Em muito contribui para a "muita qualidade da Orquestra da EPABI, resultado do bom funcionamento da escola", explica o maestro António Costa.





Os protagonistas do espectáculo



O maestro António Costa, natural de Alvarenga, Arouca, é diplomado pelo Conservatório Nacional de Lisboa. Já participou nas mais prestigiadas orquestras internacionais gravando diversos CD's. Em colaboração com o maestro Vitorino de Almeida criou um grupo de música de câmara. É maestro sub-director da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, com a qual
já gravou vários CDs. Mais recentemente, em Setembro de 2003, foi
condecorado com a Medalha de Mérito Cultural Austreségilo de Athayde atribuído pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã - Rio de Janeiro - Brasil.
A Mezzo Soprano Ana Urbano nasceu em Leiria e aos 7 anos já estudava música e órgão. Concluiu o quinto grau de órgão na Escola de Musica do Conservatório Nacional de Lisboa, onde frequenta a classe de canto, e parelamente encontra-se a concluir o curso de professora do Ensino Básico, variedade de educação musical, na Escola Superior de Educação de Leiria.
Desde 2001 em Leiria, dirige o Grupo Coral Feminino, Corális