Docente da UBI em conferência no Porto
A sociologia aberta à comunidade

Donizete Rodrigues fala da sua investigação no campo da sociologia da religião.

Por Daniel Sousa e Silva


A convite do Núcleo de Estudantes de Sociologia da Universidade do Porto, Donizete Rodrigues, docente do Departamento de Sociologia, esteve ontem, segunda feira, na FNAC, do Norte Shopping de Matosinhos,
A conferência, proferida em conjunto com o antropólogo João de Pina-Cabral, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, teve como objectivo “trazer a discussão da religião para um espaço mais aberto do que o habitual ambiente universitário”, conta Rodrigues.
O evento, inserido na iniciativa “Noites de Sociologia”, serviu para “fazer uma amostra do percurso de invetigação” do docente.
De início, começa por falar das principais características da teoria da secularização, que “apareceu nos primórdios da sociologia da religião”, e que destaca a importância da religião na vida quotidiana.
Donizete Rodrigues apresentou as suas críticas a esta teoria, apresentando os seus projectos nesta área, nomeadamente o que fez, entre 1994 e 1999, sobre a Igreja Universal do Reino de Deus.
Um outro tópico tocado pelo docente da UBI foi o da crescente importância da religião para a prática do desporto. A partir de um estudo desenvolvido nas Universidades de Bristol e Oxford, como professor convidado, mostrou o caso de Ayrton Senna. “O automobilista considerava-se tocado por Deus. Houve uma altura em que disse ter visto Jesus Cristo durante umas das provas do campeonato de Fórmula 1”, lembra.
Donizete Rodrigues lançou ainda uma nova perspectiva sobre o pentecostalismo, tendo por base o Movimento de Renovação Carismático Católico, no Brasil, um movimento liderado pelo conhecido padre-cantor Marcelo Rossi.

 


Os visitantes tiveram uma oportunidade de conhecer o ambiente