António Fidalgo

Maturidade

A UBI celebra 18 anos no próximo dia 30. Os acontecimentos da semana passada mostram que atingiu de facto, e não apenas em número de anos, a maturidade.
O primeiro-ministro, acompanhado de vários ministros, inaugurou dia 23 a maior residência universitária do país. A UBI era já a universidade portuguesa com melhor taxa de cobertura de camas por aluno. Agora quase que duplica essa taxa. A oferta de residências universitárias é uma peça essencial na estratégia de captar alunos de todas as zonas do país. A diversidade de origem dos seus estudantes é um bem precioso que importa preservar, o que se consegue também com residências universitárias de qualidade, com boas condições de trabalho e em que se institua um forte clima de estudo.
O contrato-programa entre o Ministério da Ciência e a UBI, assinado também pelo primeiro-ministro que o considerou "o mais importante do continente", deve merecer o devido registo. Com a celebração desse contrato o Governo reconheceu o trabalho da UBI e aposta no seu desenvolvimento. No montante de um milhão e meio de euros, o programa contempla um plateau para cinema, algo inovador e de grande importância estratégica para a UBI. A UBI tem vindo a constituir-se num dos principais pólos de criação e estudo da imagem.
Os Congressos de Ciências da Comunicação na Covilhã, ocorridos entre 21 e 24 de Abril, e que contaram com 803 inscritos, colocaram a UBI no centro da comunidade científica ibero-americana no respeitante a este campo. O Presidente da Câmara reconheceu que foi o maior congresso alguma vez realizado na Covilhã. Obviamente a dimensão do congresso não foi o mais importante, mas sim o facto de ter congregado investigadores do Brasil, da África Lusófona, de toda a Espanha, de Barcelona a Sevilha, de Santiago de Compostela a Málaga, que puderam durante quatro dias encontrar-se, apresentar o seu trabalho, e debater. Muitas parcerias científicas nascerão daqui.
A semana passada foi de facto uma semana memorável para a UBI, uma semana em que veio ao de cima o muito que se tem conseguido ao longo destes 18 anos. Não basta atingir a maioridade em anos, há que a conseguir com obras, de modo que maioridade signifique maturidade.