O Hospital Pêro da Covilhã teve de ser sujeito a obras para poder acolher o VMER
Só falta Viatura Móvel de Emergência e Reanimação
CHCB (quase) pronto para o Euro 2004

O Centro Hospitalar da Cova da Beira terá, durante o período do Campeonato Europeu de Futebol, uma equipa de 20 médicos e 30 enfermeiros disponíveis para actuar no local dos eventuais acidentes.


Por Daniel Sousa e Silva


Os responsáveis do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) garantem que “está tudo pronto para o período do Euro 2004”. Miguel Castelo Branco, presidente do Conselho de Administração do CHCB, diz que se cumpriu o que tinha sido prometido, faltando apenas a colocação de uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) ao serviço do CHCB.
O VMER, da responsabilidade do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), já deveria ter sido entregue, mas Miguel Castelo Branco espera a sua chegada “em breve”. Desdramatizando a situação lembra que “o prazo previsto só termina no final do mês de Maio”.
Vinte médicos e cerca de 30 enfermeiros, desdobrados em equipas “estarão preparados para se deslocarem ao local dos acontecimentos, e para atenderem no local, em primeira instância (num ambiente diferente do hospitalar para o qual estão preparados), as eventuais vítimas”, acrescentou o presidente do CHCB sublinhando que a instituição fez “um esforço muito grande no sentido da formação de médicos e enfermeiros e de fazer obras no hospital para a instalação do VMER”.
O papel do CHCB será o de prevenção para eventuais acidentes rodoviários, particularmente da A23. “Estamos próximos da Guarda e de Castelo Branco, ou seja, da A25 e IP5 e, em segunda linha , podemos eventualmente ter actividades para uma situação que ocorra nessas zonas”, acrescenta. A possibilidade de acidentes não é elevada, mas considera ser importante que se esteja preparado “para o caso de algo acontecer”, acrescenta.
A confirmação da prontidão dos meios médicos da Cova da Beira foi feita durante a apresentação à comunicação social do novo sítio electrónico do CHCB (http://www.chcbeira.min-saude.pt) disponível desde ontem, segunda feira.





Crianças “descobrem” Hospital da Covilhã



“À Descoberta do Hospital” é uma iniciativa destinada a alunos do 4º ano do 1º Ciclo, a decorrer 10 a 14 de Maio. “Como este ano é a primeira vez, cingimo-nos a escolas do concelho da Covilhã e Belmonte e as visitas serão só ao Hospital Pêro da Covilhã”, elucida Miguel Castelo Branco. No entanto, o presidente do Conselho da Administração do CHCB, assegura que “no futuro, o projecto será aberto também ao Hospital do Fundão e a mais escolas da região que o CHCB serve”.
A actividade, de acordo com Castelo Branco, visa mostrar às crianças, de uma forma ligeira, como funciona um hospital. Será distribuída informação para que os mais novos “enriqueçam o conhecimento na área da saúde, nomeadamente na prevenção”. “Pretende-se afastar a ideia de que o hospital é o sítio onde existe sofrimento. Queremos que as crianças percebam que o nosso objectivo é tornar a condição das pessoas o menos dolorosa possível”, conclui Castelo Branco.