NC / Urbi et Orbi


A s automotoras voltaram a circular no troço Guarda/Covilhã no dia a seguir ao acidente

Dois homens perderam a vida no passado dia 21, nas obras de conservação e melhoramentos da LInha da Beira Baixa, no troço entre a Covilhã e Guarda. O acidente deu-se neste último distrito, na Benespera, quando uma pequena máquina da REFER descarrilou numa das pontes. Os dois indivíduos, naturais de Nisa e Tramagal, respectivamente com 43 e 54 anos, viajavam nela, em direcção à Guarda, tendo caído assim no precipício, o que lhes provocou a sua morte.
A máquina, que caiu de uma altura de 30 metros, puxava uma composição de que faziam parte alguns vagões e uma outra locomotiva (idêntica à que caiu), colocada no extremo oposto. Nesta última, que não sofreu danos, seguiam outros dois ocupantes que escaparam ilesos ao acidente.
Para além de um inquérito para apuramento dos factos, a REFER anunciou instaurar “um auto de notícia preliminar”. Apesar de ainda não serem divulgadas as causas oficiais do sinistro, várias fontes presentes no local (de autoridades ligadas à situação) e face à configuração do acidente, apontavam para excesso de velocidade. Na linha férrea, a aproximação à ponte é antecedida de um sinal de abrandamento para 10 quilómetros por hora.
Recorde-se que várias pontes de caminho de ferro entre a Covilhã e a Guarda estão a ser beneficiadas. Uma delas é a ponte da Benespera, onde aconteceu o acidente. A circulação ferroviária até à Guarda esteve suspensa, na quarta-feira, enquanto uma grua e um comboio-socorro tentavam desimpedir a linha. A circulação de automotoras foi resposta no dia seguinte, 22.