Por Marta Nogueira


João Ferreira junto do seu júri

João José de Matos Ferreira, docente na UBI, prestou provas de doutoramento em Gestão na passada segunda feira, dia 3. A tese apresentada intitulou-se "Estudo do crescimento e desempenho das pequenas empresas: a influência da orientação estratégica empreendedora".
O trabalho centrou-se no estudo do comportamento e desempenho das pequenas empresas como factor decisivo do seu crescimento. O docente apresentou o seu estudo sob uma perspectiva multidimensional e em vários níveis de análise. A tese demorou cerca de três anos a ser preparada. João Ferreira conta que a elaboração da proposta de investigação foi no âmbito do European Doctoral Program in Entrepreneurship and Small Business Management (EDP), na Universitat Autonoma de Barcelona.
No futuro, o investigador pretende dar continuidade a este projecto para poder "acompanhar as empresas a médio e longo prazo e perceber quais os factores impulsionadores do seu crescimento". Quando possível, o docente tenciona criar outros domínios de investigação nesta área.
O júri da prova foi constituído por Ricardo Mugallon, professor da Universidad de Extremadura, António Manuel Soares Serrano, professor da Universidade de Évora, Mário Lino Raposo, professor da UBI e orientador do doutorando, Ana Maria Ussman, professora da UBI, Zélia Serrasqueiro, professora da UBI, e Mário Baptista Franco, professor da UBI. Foram arguentes da prova Natália Martins Cruz, professora da Universidad de Valladolid, e Arnaldo Fernandes de Matos Coelho, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.