Por Celina Martins


Foram muitos os temas
na mesa de debate

Inseridas nas Jornadas de Língua e Cultura Portuguesa realizaram-se várias sessões em torno da a língua e da literatura.
As preocupações com o estado da Língua Portuguesa foram uma constante.
“Desaparecer uma língua é desaparecer uma cultura”, referiu António dos Santos Pereira, docente do Departamento de Letras da UBI, durante um debate, apontando por isso como necessário velar pela nossa língua, incentivando “pequenos e grandes” a ler mais e a ter mais cuidado tanto com a escrita, como com a oralidade.
Dando início à sessão de lançamento dos livros de Paulo Osório, apresentados por Malaca Castelei-ro, professor catedrático da Universidade de Lisboa, António Fidalgo, Presidente da Unidade de Artes e Letras salientou a importância de publicar a investigação feita. “De que vale um homem de muito saber, se não o souber dizer?”, citou a propósito.
As conferências, que decorreram a 28 e 29 de Abril, foram organizadas pelo núcleo de estudantes da licenciatura em Língua e Cultura Portuguesa, PORTUBI, pelo director de curso, Paulo Osório e pelo Departamento de Letras.