Por Andreia Ferreira



Todos os que acorrerram ao pavilhão ANIL foram presenteados com música

Semana Académica. Como o nome indica, é a altura propícia para exercer todo o espírito académico. Para uns é o culminar de um ano de trabalho, uma pausa a pensar nas frequências que se seguem. Para outros é a última, logo, vivida com intensidade ao máximo. "O cartaz não é nada de especial, mas é a última, não se pode perder nenhum dia", dizem.
De positivo salienta-se o facto de o cartaz conjugar nomes seguros, como Clã, com valores emergentes do panorama musical português, como Sloppy Joe e Mercado Negro.
Depois da Serenata no Largo do Calvário e de muita cerveja no Arraial, quarta-feira foi noite de tunas. Marcaram presença as tunas da casa, Desertuna, Moçoilas e Já b'UBI e Tokuskopus, uma de Portalegre, e duas da Guarda.
A noite de quinta-feira, das mais animadas da semana, contou com um Tributo aos Xutos, André Indiana e Mercado Negro, a nova referência do reggae nacional. A banda esteve em interacção contínua com o público que rapidamente se deixou contagiar pela energia do vocalista Messias. Os estudantes, na sua maioria, renderam-se ao ritmo afro-reggae e dançaram do primeiro ao último momento. Alguns ficaram até de madrugada ao som da música escolhida pelo Dj Fernando Alvim.


A música sempre no centro das atenções




Clã encerram festa dos estudantes

Sexta-feira, a noite de Dj's teve pouca gente mas antecipou a noite que, a par do Arraial, foi a mais participada. Os cabeça de cartaz Clã, atraíram muita gente à ANIL no último dia, e apresentaram o novo trabalho "Rosa Carne" que teve edição a 29 de Abril. Os Yellow W Van marcaram também presença no fecho da Semana Académica, assim como os Sllopy Joe. A banda, originária do Porto, surpreendeu o público com um concerto cheio de alegria, numa mistura de influências como pop, jazz, dub e soul.
Com um investimento a rondar os 100 mil euros, foram cerca de cinco mil as pessoas que acorreram à ANIL para participar nesta semana académica. Luís Franco, presidente da Associação Académica da UBI explica que "com os patrocínios da Câmara Municipal e da Reitoria, principalmente, não houve prejuízos, correu muito bem até". De forma a não influenciar os estudos, este ano a Semana Académica foi antecipada para Abril pois "em Maio é tempo de frequências", refere ainda Luís Franco.