Por Cátia Felício



Um dos oradores

Maio foi escolhido para ser o mês das artes. Integrado no programa das comemorações dos 120 anos da Escola Secundária Campos Melo, realizou-se na passada sexta feira, dia 7, a jornada "As escolas e as artes: painéis e exposição".
Dividido em três painéis, o evento contou com a presença de antigos e actuais alunos da Escola Secundária Campos Melo. De manhã teve lugar o painel de Arquitectura, que contou com o testemunho de cinco arquitectos. Logo de seguida sucedeu-se o painel de Pintura e Escultura, assinalado por pintores e escultores que partilharam com os alunos o seu percurso artístico. À tarde foi apresentado o último painel, Design e Animação, que teve a presença de três designers.
Todos os oradores de cada painel foram, em tempos, alunos da Escola Secundária Campos Melo. João Boléo, professor de artes e presidente da assembleia na escola onde decorreu o certame, revela que o objectivo do programa "A escola e as artes" é o de "passar um testemunho vivo, inserido nas comemorações dos 120 anos da escola, de ex-alunos que contam o seu percurso na área das artes". O professor adianta ainda que "com esses testemunhos procuramos orientar os alunos que estudam nesta escola quanto ao futuro".
Para que o futuro não seja um “bicho de sete cabeças”, os alunos de artes aproveitaram a jornada que visava mostrar as experiências de ex-alunos. Soraia Castanha, estuda no 11º ano do agrupamento de artes e garante que o encontro "foi muito produtivo, porque fiquei com uma ideia do que posso seguir no futuro".
A iniciativa a cargo dos professores do quinto grupo (grupo disciplinar do agrupamento de artes) contou com a entrega do prémio inserido no concurso do rótulo 50 anos da Adega. O desafio lançado pela Adega Cooperativa da Covilhã teve como vencedor o aluno Miguel Batista. O prémio de 750 euros reverte a favor de uma viagem a Bilbau, organizada pelos professores do quinto grupo e que conta com a participação dos alunos de artes da escola.

 




A exposição está aberta ao público desde a semana passada



As formas de arte


Um rosto com um olhar enigmático. Os tons laranja e verde fazem-nos deslizar pelo rosto de uma mulher. A emoção e o sentimento podem ser encontradas em algumas telas, assinadas pela criatividade e imaginação de quem cria obras por amor à arte. Tudo isto numa exposição patente no edifício Arte e Cultura. Inaugurada dia 7 de
Maio, a exposição conta com trabalhos de antigos e actuais alunos da Escola Secundária Campos Melo.
Uma televisão pintada com um código de barras por uma mão que, coberta de "sangue", sai de uma sanita. A crítica aos dias de hoje em forma de arte. As maquetas de edifícios actuais, a realidade. De esculturas, passando por pinturas, maquetas e um sem número de trabalhos, esta exposição está aberta ao público até ao próximo dia 16 de Maio.