Por Daniel Sousa e Silva


As cerejas vão ser o elemento comum das receitas em competição

O Fundão acolhe a partir de hoje, terça feira, e nos próximos dois dias, o IV Festival Gastronómico da Cereja. A organização do evento está a cargo da Escola Profissional do Fundão.
Em comunicado, a organização disse ter como objectivo “promover um recurso regional – a cereja –, demonstrando as potencialidades deste fruto na confecção de refeições”.
Os momentos altos do certame decorrem durante os jantares de hoje e amanha e no almoço de quinta feira. É nessa altura que cada uma das escolas presentes neste festival apresentará uma receita confeccionada à base de cerejas no restaurante “Quinta das Flores”, na Covilhã.
O evento tem como concorrentes cinco escolas estrangeiras e três escolas nacionais. Espanha estará representada pelo Instituto de Educación Secundaria Vaguada de la Palma e a Escuela Municipal de Cocina Ciudad de Plasencia. Para além das escolas espanholas estarão ainda presentes a Elisabeth-Knipping Schule, da Alemanha, CVO Elisahout Avondscholl Coovi, da Bélgica, e de França, a CFA-Antenne de Métiers de Bouche. Portugal será representado pela escola organizadora, pela Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas e pelo Núcleo Escolar do Fundão da Escola de Hotelaria de Coimbra.
Para além dos jantares onde serão apresentadas as receitas, o programa do IV Festival Gastronómico da Cereja inclui visitas ao Museu de Lanifícios da Universidade a Beira Interior, a Idanha-a-Nova, a Monsanto e ao Parque das Nações, em Lisboa.