Por Cátia Felício


Todos os atletas deram o seu melhor

Cegos, parcialmente cegos, casos de paralisia cerebral, motora, e cadeiras de rodas são as características que distinguem estes atletas. Os recordes nacionais foram batidos por cinco atletas no lançamento de peso, quatro no lançamento de disco, e cinco no dardo. O evento desportivo, realizado nos dias 8 e 9, decorreu na pista de atletismo da Covilhã.
Quinze clubes inscritos, entre os quais Sporting Clube de Portugal (SCP), Boavista Futebol Clube (BFC), APD Braga, e Marítimo, entre muitos outros.
Na pista competiram atletas com vontade de vencer e que participaram «também pelo convívio», como afirma Gustavo, aluno da UBI, e estreante neste tipo de campeonatos.
Os mínimos para os Jogos Para-Olímpicos de Atenas foram obtidos em provas de pista, nomeadamente por Firmino Batista, na categoria T11, em 200 metros A. Além de Firmino Batista, conseguiram também apurar os mínimos para os Jogos Para-Olímpicos, Mário Parrula, categoria T12 ,em 800 metros B; e na categoria T11, em 800 metros A, Carlos Ferreira e Ricardo Vale.
A competição esteve a cargo da Associação Nacional de Desporto para
Deficientes Motores (ANDDDEMOT) e da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).
No final do evento foram atribuídas medalhas aos classificados nos três primeiros lugares, e certificados de participação aos restantes atletas.