Por Daniel Sousa e Silva


A "Casa Azul" vai ter novos dirigentes

Os alunos da UBI que entenderem apresentar uma lista aos órgãos sociais podem fazê-lo até ao dia 17 de Maio. A semana seguinte, de 19 a 25, é dedicada à campanha eleitoral e as eleições realizam-se a 27. O calendário eleitoral para os órgãos sociais foi aprovado na Assembleia Geral de Alunos (AGA) da AAUBI, na passada quarta feira, 5.
De acordo com Luís Franco, presidente da AAUBI, “existem, pelo menos, já duas listas formadas”, mas ainda não foram apresentadas oficialmente. O dirigente estudantil revela que ambas têm pessoas que já passaram pelos órgãos da AAUBI “nos últimos 5 anos” e elementos que nunca participaram desta forma na vida académica.
O actual presidente da “Casa Azul” descarta a possibilidade de uma recandidatura sua. “O mandato é de um ano. Pretendo cumpri-lo, como sempre disse, mas penso que já fiz a minha parte” , considera.

“Admitimos as culpas”

Ainda durante a AGA, foi aprovada, por maioria, uma moção de censura ao trabalho desenvolvido pela actual direcção da AAUBI ao longo do seu mandato, apresentada por José Miguel Oliveira, antigo presidente da AAUBI no ano lectivo de 2001/2002. Os únicos votos contra foram os de Luís Franco e de Bruno Carneiro, tesoureiro da AAUBI, tendo os restantes elementos da direcção optado pela abstenção.
Luís Franco aceita “o apontar do dedo de algumas coisas que não foram feitas como estava planeado” com toda a naturalidade. Actividades culturais como o Artubi ou o Ethnicu são exemplos do planeado e não cumprido.
No entanto, lembra que os membros da actual direcção da AAUBI são “um grupo de pessoas que nunca tinha feito parte do movimento estudantil e, por isso, muitos dos erros advinham da falta de experiência”. O dirigente estudantil justifica-se, ainda, com “os atrasos na entrega de subsídios”.
Como aspectos positivos do mandato da direcção estudantil que preside, Luís Franco refere “o sucesso das contestações em relação à política do Governo para o Ensino Superior”, efectuadas desde Outubro do ano passado.