Por Teresa Batista


Telmo Martins junto a Leonor Alcácer, actriz que participa no filme

A história revela a vida de um homem trintão, solitário, que vive perdido numa sociedade que o ignora, até que descobre o poder do segredo de uma chantagem bem feita. Depois da descoberta, ameaça tudo e todos, dizendo a figuras ilustres da sociedade, que conhece os seus segredos mais bem guardados.
Trata-se de ameaças falsas e fantasiadas que se transformam em muito dinheiro. Mas um dia, o feitiço vira-se contra o feiticeiro, e aquela que parecia ser a arma para o sucesso, transformou-se no motivo para o assassinato de José Simões, a personagem que dá vida ao filme "Sei de Tudo".
O filme, realizado por Telmo Martins, aluno de Design Multimédia da Universidade da Beira Interior (UBI), foi concluído há cerca de 15 dias, e a versão final do seu trabalho, em vídeo digital, foi seleccionada para o festival Luso-Brasileiro de Sergipe, no Brasil, Curta-se 2004, a decorrer entre 12 e 16 de Maio.
"Sei de Tudo" é a única presença portuguesa em vídeo digital neste festival brasileiro. Telmo Martins mostra a sua satisfação pelo facto do seu filme ser seleccionado para um festival internacional e afirma que "esta escolha revela o reconhecimento do trabalho", e como único representante na área digital confessa que se sente "ainda mais satisfeito".
O filme teve inicialmente uma "versão embrionária", rodada em Agosto do ano passado, na Covilhã, mas o produto final só foi terminado há cerca de 15 dias.
Foram precisos cinco meses de pós-produção a nível do vídeo e do som para concluir um trabalho de 19 minutos que, para além da sua presença no festival, também vai ser exibido num canal da televisão brasileiro.
O filme custou mais de 5 mil euros a Telmo Martins e ao seu colega Carlos Oliveira, um valor inferior aos custos totais que foram dispendidos para o filme. A produção do filme foi feita pelo Cybercentro da Covilhã e a UBI apoiou o projecto em termos técnicos e logísticos.
Apesar de ser um concurso, Telmo Martins afirma que "o mais importante é ver o trabalho valorizado". O principal objectivo do aluno da UBI é "aprender cada vez mais na área da realização e criar um portofólio para poder obter apoios futuros", acrescenta.
Telmo Martins já participou no Festival Internacional de Cinema de Angra do Heroísmo, nos Açores, em Novembro do ano passado, com a versão inicial do filme.