Joaquim Morão tem mantido reuniões com os autarcas espanhóis
Encontro de unidade
"Autovia Plasência - Castelo Branco é fundamental para o desenvolvimento"



NC / Urbi et Orbi


Unir para desenvolver. Foi este o mote para o encontro entre vários agentes da sociedade civil do Norte da Extremadura, em Espanha e da Beira Baixa. Uma iniciativa promovida pelo Movimento Social para a Universidade no dia 24 de Abril em Plasência. O objectivo principal passava por criar um fórum de debate de potenciação de infra-estruturas e para acelerar a construção da Autovia Internacional que liga Navalmoral, Plasência, Cória e Castelo Branco.
As vias de comunicação, o desenvolvimento económico, o meio ambiente e desenvolvimento sustentável e o património qualificado foram os quatro painéis propostos para discussão e que visavam promover o intercâmbio de ideias entre os dois lados da fronteira.
A necessidade de concluir a Autovia Plasência - Castelo Branco até 2008, para que esta estrutura possa sustentar um maior desenvolvimento económico da região, foi a principal ideia saída do encontro. Por isso decidiram entregar uma petição aos Governos dos dois países para que isso aconteça. Mas foi também lançada a ideia da criação de um parque logístico para servir as duas regiões, bem como de um gabinete para apoiar o processo de intercâmbio e aproximação económica.
Os participantes na iniciativa concluíram ainda que existe um grande desconhecimento das zonas e das pessoas entre si, pelo que deveriam ser criados canais de comunicação, como a realização de jornadas sobre várias temáticas, para combater essa situação. No encontro foi também sublinhada a importância do património como identidade da região e como um recurso importante para o desenvolvimento transfronteiriço.
Para Alfredo Brás, vereador da autarquia albicastrense, é necessário exercer pressão junto do Governo para que a estrada do lado português seja uma realidade e possa haver desenvolvimento em diversas áreas, como é o caso da indústria. No entender de Alfredo Brás esta via é uma ligação natural a Madrid e ao norte da Europa e espera que chegue a Castelo Branco para que funcione como uma plataforma para pessoas e bens circularem.