Por Rui Pires


Os pratos agradaram a quem se deslocou ao festival

Decorreu na passada semana o IV Festival da Cereja, organizado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão. O objectivo do festival foi mostrar como é possível utilizar a cereja na alimentação do dia a dia. Para o efeito responderam à chamada várias escolas de hotelaria europeias, Espanha, Alemanha, França, Bélgica e Portugal - os países que participaram neste encontro que teve a cereja como o prato principal. “O objectivo é mostrar e divulgar a cereja, bem como as nossas iguarias a nível regional e nacional, aproveitando a presença das escolas europeias para divulgar este fruto no estrangeiro”, refere João Santos Costa, director da Escola do Fundão.
Neste encontro participaram 8 escolas, que diariamente deram asas à sua imaginação e criatividade e prepararam as diversas refeições aos cerca de 250 convidados. O uso da cereja foi obrigatório em todos os pratos. Pão, sopa, pratos de carne e peixe, cerveja, vinagre, chocolate, tudo com a cereja como ingrediente principal, foram algumas das iguarias servidas aos convidados.
Estão dados os primeiros passos para usar a cereja doutras formas. O festival, que este ano funcionou num circuito fechado, pretende no próximo ano acolher a população em geral, até porque o objectivo “é animar as pessoas a tirar outros proveitos da cereja”, conclui o director da Escola de Hotelaria, José Santos Costa.