Por Daniel Sousa e Silva


Donizete organizou um livro com 13 autores

A apresentação pública do livro “Em Nome de Deus: A Religião na Sociedade Contemporânea”, organizado por Donizete Rodrigues, docente da UBI, decorreu na semana passada, em Braga, no âmbito do Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia.
A mais recente publicação do docente brasileiro da UBI é da autoria de vários autores, entre os quais o próprio Donizete Rodrigues, Joaquim Carreira das Neves, Raúl Iturra, Steve Fenton e Peter Clarke.
Helena Vilaça, da Universidade do Porto, fez a apresentação do livro, congratulando Donizete Rodrigues pelo “esforço notável de trabalho nesta área de investigação, nomeadamente pelo facto de se ter dedicado a fenómenos e grupos religiosos relativamente recentes ou nunca estudados na sociedade portuguesa, como são os casos da IURD e da Igreja Evangélica Cigana”.
Centrando-se na obra, Helena Vilaça é da opinião que “reúne contributos de especialistas, portugueses e estrangeiros, em religião, numa perspectiva de interdisciplinaridade, não se confinando, por isso a autores com formação em sociologia mas também em antropologia, em comunicação social e em teologia”.
A título de exempo referiu o texto do antropólogo Raúl Iturra, em que a religião é apresentada como “matriz cultural da vida social”. O autor ilustra o facto fazendo um percurso pelos clássicos, como Weber, Marx, Durkheim e Mauss, relembrando assim que a religião foi um tema fundamental dos primeiros sociólogos.
Donizete Rodrigues, através do texto “O reencantamento do mundo: modernidade, secularização e novos movimentos religiosos”, procura, no entender de Helena Vilaça, traçar os contornos da reconfiguração do universo religioso, reflectindo, por um lado, sobre as manifestações do sagrado e, por outro, na proliferação dos novos movimentos religiosos.
Um outro texto de em que Donizete Rodrigues participa, desta vez em parceria com Ana Paula Santos, é “O movimento pentecostal cigano: o caso da Igreja Evangélica de Filadélfia de Portugal”. Este texto é o resultado de um estudo que ilustra como a etnicidade e religião se entrecruzam e como o fenómeno global do neo-pentecostalismo se adequa a contextos sociais locais e concretos, como é o caso da Igreja Evangélica cigana na sociedade portuguesa.
“Em Nome de Deus: A Religião na Sociedade Contemporânea” é editado pela Afrontamento e irá ter distribuição nacional.