Por Rui Pires


O resultado do workshop de produção "Vídeo menos três" fará a abertura do Festival

Começa já na próxima sexta-feira, dia 28, o primeiro Festival de Cinema da Covilhã, uma organização a cargo da delegação do INATEL da cidade. Para ver e avaliar muito há que ver, curtas e longas metragens, bem como sessões para os mais novos, são os ingredientes deste festival. O certame tem também várias sessões competitivas, quer para as curtas, quer para as longas metragens. A avaliar as películas estará um Júri composto por dois docentes da Universidade da Beira Interior, ligados à licenciatura em cinema da instituição de ensino, e um terceiro elemento a apresentar posteriormente. O prémio do público será ditado pelas votações dos cinéfilos presentes em cada sessão. Os filmes serão avaliados em várias categorias, onde a melhor longa metragem receberá um prémio de 2500 euros, e a melhor curta 1000 euros. As longas metragens a concurso são: "Os Imortais", "Lá Fora", "O Milagre Segundo Salomé", "O Herói" e "O Fascínio".
São também cinco as curtas a concurso: "Interrogatório Legal", "A Olhar para Cima", "Comédia Infeliz", "Fala Comigo" e aguarda-se a confirmação de " O Nome e o N.I.M."
No dia 5 de Maio pelas 17h30, será apresentado o filme "Quaresma", que conta com a participação de alguns alunos da UBI como figurantes, uma vez que algumas cenas do filme foram rodadas em diversos locais da cidade neve e da Serra da Estrela.
Este evento tem um orçamento de 35 mil euros e conta com os patrocínios da Câmara Municipal da Covilhã, UBI, Caixa Geral de Depósitos, Vitória Filmes/Ecofilmes, e Lusomundo Audiovisuais. A Cinubiteca receberá também alguns dos filmes exibidos neste festival, bem como Fundão, Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Sertã, localidades onde se estende o 1ª Festival de Cinema da Covilhã, para ver até ao próximo dia 5 de
Junho, numa sala perto de si.