Programa FATAL 2004


18-05-2004
GTL - Grupo de Teatro de Letras
Peça - Cara de Fogo
Faculdade de Letras
Autor - Marius Von Mayenburg
Universidade de Lisboa
Encenador - Ávila Costa
Sinopse: A união com a carne da mãe é o primeiro insulto na vida e crescer para a vida adulta é uma humilhação. Eu preferia estar morto ou bêbado diz Kurt, um incendiário obsessivo que lê Heraclito e fabrica as suas próprias bombas.
Num acesso de destruição ele queima tudo, o que provoca uma chama deslumbrante:
a escola, a igreja e a fábrica. A mãe preocupa-se com ele, o pai tenta acalmá-la.
Os pais tentam compreender, mas não entendem nada. E como é que isso é possível?

19-05-2004
NNT - Novo Núcleo de Teatro
Peça - O ventre de Jeremias
Faculdade de Ciências e Tecnologias
Autor - António Vitorino de Almeida
Universidade Nova de Lisboa
Encenador - Catarina Santana
Sinopse: Uma conferência sobre o ventre, no Instituto de Ciências Tecnológicas, pelo professor Bibelino de Freitas, teima em não começar nunca mais. Uma comédia de um autor que, mais uma vez, nos surpreende pela sua capacidade de orquestrar a vida em grande estilo, possibilitando o sonho e o belo. A procura de um ventre que ilustre a conferência é a acção das ilustres personagens desta comunicação. Como procurar um ventre ideal?

20-05-2004
CITAC - Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra
Peça – As Aventuras Extraordinárias do Príncipe e do Castor
Universidade de Coimbra
Autor - colectivo
Encenador Tiago de Faria
Sinopse: Não é por falta de histórias, de história, que esta história começa.
É pelo tempo que transborda para fora dos nossos corpos... Um homem que em toda a sua vida quis ser príncipe. Uma mulher que viveu toda a sua vida como um castor. Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir em cena? Talvez. E também umas quantas conversas «de pessoas que lançam à cara umas das outras, coisas que têm a dizer».

21-05-2004
Cénico de Direito
Peça - À Espera de Godot
Faculdade de Direito
Autor - Samuel Beckett
Universidade de Lisboa
Encenador - Pedro Wilson
Sinopse: O diálogo entre Vladimir e Estragon é patético e desesperado, acerca de tudo e de nada. Godot é um ser vago, esperado ao fim de cada dia, que serve de pretexto para resolver a mísera existência sem sentido Para cada um de nós que anseia por algo todos os dias, Godot não é coisa nem ninguém. Não é o vazio que não chega. Godot pode ser, sim, a esperança clara do que está para vir.
Ficamos À Espera de Godot. Nada a fazer.

22-05-2004
Aula de Teatro de la UEX
Peça - Verano en Alexandria
Universidade da Extremadura
Autor - Manuel Martínez Mediero
Encenador - Asunción Mieres Royo
Sinopse: César chega ao Egipto depois de mandar degolar Pompeu, está velho e cansado. Revê a sua existência e encontra-a vazia de ideais. Toda a sua fama conseguiu-a à força da morte de muitos, e isso cansa. As tradições, os assassinatos, a alma de uma rapariga e outros tantos personagens configuram uma trama de enredos, onde um velho sonha fazer amor com uma jovem. O guerreiro que no final procura o repouso. César só queria dançar com a mais bonita. E não o deixaram.

23-05-2004 Sin-Cera
Peça - As Moscas
Autor- Jean Paul Sartre
Universidade do Algarve
Encenador - Pedro Wilson
Sinopse: Ao tornar a Argos, Orestes depara-se com um panorama de horror e culpa. Decide, juntamente com Electra, vingar a morte de seu pai, o rei Agamémnon, assassinando Egisto e sua mãe, Clitmnestra. Após o crime, assume toda a responsabilidade pelos seus actos, apesar de sua irmã se deixar corroer pelo remorso. Orestes dá, assim, voz à tese de Sartre segundo a qual o homem é absolutamente livre, mas absolutamente irresponsável.

25-05-2004
GTIST - Grupo de Teatro do IST
Peça - Olhos desfiados
Instituto Superior Técnico
Autor - colectivo
Universidade Técnica de Lisboa
Encenador -Susana Vidal
Sinopse: Desfiar-se não é sinónimo de rasgar-se. O desfiar é mais meticuloso,
é com a ponta dos dedos, sabendo por onde vai passar o corte, sabendo a medida concreta de cada troço que fica. Sabiam que um manequim sem olhos de vidro acredita estar cego? Sabiam que um manequim sem braço pode tocar-vos? Dois manequins arrumados que se tocam suavemente nas mãos como prelúdio de uma aventura.

26-05-2004
2º A CIRCULAR/ TEARTE
Peça - Quando o jantar bate à porta
Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa
Autor - Pedro Górgia
Instituto Politécnico de Lisboa
Encenador - Pedro Górgia
Sinopse: Agostinho e Maria do Céu são um casal feliz. A particularidade desta família prende-se com os seus hábitos alimentares: são canibais.
Cassandra, filha mais velha é quem mais sofre com a situação, uma vez que os seus robustos namorados são o alvo preferido da família. A acção decorre aqui e agora, um passado presente, um futuro preso ao passado. Um acidente aéreo, a necessidade de sobreviver enquanto não são resgatados, e o segredo de um momento, para sempre, ou não, guardado.

27-05-2004
MISCUTEM
Peça - O Senhor de Pourceaugnac
ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa Autor - Molière
Encenador - Ana Isabel Augusto
Sinopse: Numa hilariante e maquiavélica comédia, adaptada a um universo paralelo imaginário, descobrem-se personagens invulgares extraídas de um mundo místico e alegórico. Trafulhices e artimanhas planeadas por amantes e seus fiéis amigos (recheados de habilidade dolosa) na luta contra o prometido matrimónio de Júlia com o fidalgo Sr. de Pourceaugnac. É neste ambiente que o absurdo se confunde com o real.

28-05-2004
Aula de Teatro da la UA
Peça - Minimal.mal Show
Autor - Sergi Belbel e Miquel Górriz
Universidad de Alicante
Encenador - Juan Luis Mira
Sinopse: Um simples aceno pode desencadear uma catástrofe. Um beijo, a morte.
Uma amostra mínima do comportamento animal? Como a própria vida vista através de um caleidoscópio que se empenha em desfazer o previsível e, dependendo do grau lúdico, converte uma coisa no seu contrário. Algo importante, como, por exemplo, as relações humanas, transformado em algo mínimo. A vida é um mau show mínimo. É um minimal show.

29-05-2004
TUTRA
Peça - Uma boca cheia de Pássaros
Teatro Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro
Autor - Caryl Churchill
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Encenador - colectiva
Sinopse: Uma boca cheia de pássaros toma a forma de sete pessoas (sete histórias) que por um dia interrompem as suas vidas habituais para viverem "dias sem defesas" durante os quais cada uma das pessoas é possuída por um espírito ou uma paixão. Estes episódios são pontuados pela presença do terrível assassínio que nos é contado em As Bacantes, "como algo que irrompe do passado em direcção a estas pessoas abertas a possessão" (Churchill, 1986).

30-05-2004
TeatrUBI
Peça - D. Quixote Revisitado
Autor - António José da Silva
Universidade da Beira Interior
Encenador – Viriato Morais
Sinopse: Recorrendo a D. Quixote, figura viva do nosso imaginário, lida, vista e ouvida por todos nós mais de mil vezes, o TeatrUBI parte da peça escrita para marionetas por António José da Silva, "Vida do grande D. Quixote de la Mancha e do gordo Sancho Pança", fazendo uma espécie de visita a um museu de arte Barroca pelos olhos do século XXI, apresentando um D. QUIXOTE revisitado.

 


Os visitantes tiveram uma oportunidade de conhecer o ambiente