Por Cátia Felício



Momento da competição

Vinte e cinco alunos da UBI participaram, no passado dia 8 de Maio, no
Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Taekwondo. Os combates assinalaram-se em Évora e 13 atletas da UBI conquistaram lugares no pódio.
Jackson Monteiro e Lídia Menezes conquistaram o primeiro lugar nas categorias de menos de 84 kg e de menos de 72 kg, respectivamente.
Por equipas, a AAUBI ficou classificada em primeiro lugar na competição e em
segundo lugar na técnica.
Em pares e em trios, o primeiro lugar também foi destinado aos atletas da UBI. Iva Freitas e José Oliveira formaram o par vencedor. O trio que conquistou o
primeiro lugar do pódio foi composto por Vera Vieira, Edite Gandara e por Iva
Freitas.
As atletas do sexo feminino da AAUBI brilharam no campeonato nacional. Lídia
Menezes arrecadou o primeiro lugar, e outras seis atletas conquistaram o
segundo lugar do pódio nas respectivas categorias.
Do sexo masculino, seis atletas da AAUBI marcaram lugar entre os três melhores classificados a nível nacional.
Na técnica individual foram apurados, em quarto lugar, Vera Vieira e, em quinto lugar, Óscar Ferro, ambos da UBI.






Os atletas


Jackson Monteiro classificou-se em primeiro lugar na categoria de menos de 84 kg. Em segundo lugar foram apurados Rui Afonso, na categoria menos de 78 kg, e Marcelo Rodrigues, na categoria menos de 62kg.
Helder Martins e Rui Tarelho (1ºDAN) ficaram em terceiro lugar na categoria de menos de 72kg. O terceiro lugar também foi alcançado por Sérgio Pais, atleta na categoria de menos de 67 kg, e por José Gaspar, na categoria de menos de 62 kg. Três atletas da UBI ficaram classificados em quarto lugar. Na quinta posição da classificação constam os nomes de seis atletas da Beira Interior.
Lídia Menezes conquistou o primeiro lugar na categoria de menos de 72kg. A AAUBI classificou-se em segundo lugar nas categorias menos de 55 kg (Houssais Gaelle), menos de 59 kg (Vera Vieira), menos de 63 kg (Iva Freitas), menos de 67 kg (Edite Gandara), e na categoria menos de 72kg, com Karina Sachpazidu.