O autocolante de apelo ao protesto
Contra a política governamental
AAUBI junta-se à contestação nacional

Uma greve de zelo, que promete inundar salas de aula, bares e serviços da Universidade da Beira Interior, e um acampamento junto às instalações da instituição são as acções programadas para amanhã pelos dirigentes estudantis.


Por Daniel Sousa e Silva


Um dia antes das eleições que irão dar a conhecer os novos líderes da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), a actual direcção estudantil tem programada “uma ocupação da Universidade através de uma greve de zelo”. A garantia é dada por Luís Franco. Para o presidente da AAUBI, “já está provado que as salas de aula não têm espaço suficiente caso todos os alunos apareçam nas aulas”. Os bares, da responsabilidade dos Serviços Sociais da instituição, e o serviço de informações e atendimento dos Serviços Académicos são outras valências consideradas pelo dirigente estudantil como “insuficientes”.
O protesto tem início à meia noite de hoje, terça feira, com uma concentração na Praça do Município. A ideia é reunir o maior número possível de estudantes, para que, a partir da uma da manhã de quarta feira, se montem acampamentos junto às principais entradas da UBI. “Pretende-se juntar as pessoas durante a noite, de forma a que, logo pela manhã, as instalações da Universidade rebentem pelas costuras”.
Os protestos serão, em princípio, as últimas acções de luta da actual direcção da AAUBI. No entanto, Luís Franco não descarta a possibilidade de algum tipo de iniciativa do género até ao dia de tomada de posse da próxima direcção, marcada provisoriamente para o dia 9 de Junho.