O bispo da Guarda (ao centro) presidiu a cerimónia
Benção das pastas e entrega de diplomas
Momento de despedida

Centenas de finalistas da Universidade da Beira Interior (UBI) benzeram as pastas no último sábado. No mesmo dia, foram entregues diplomas a licenciados e mestres relativos ao ano anterior.


Por Daniel Sousa e Silva


O dia 22 de Maio significou para muitos a despedida simbólica da UBI. Da parte da manhã, várias centenas de alunos finalistas de licenciatura deslocaram-se ao Jardim de Nossa Senhora da Conceição, em Santo António, para se juntarem à cerimónia religiosa de benção das pastas académicas. À tarde, foi altura de entregar os diplomas a cerca de uma centena e meia de pessoas que concluíram as suas licenciaturas e mestrados no ano lectivo de 2002/2003, no Anfiteatro de Sessões Solenes.
Como é habitual, a cerimónia de bênção das pastas foi presidida por D. António dos Santos, bispo da Guarda, que na homília transmitiu uma mensagem de paz, desejando que os futuros licenciados utilizem a sua profissão como um instrumento de solidariedade nas comunidades onde se irão inserir.
Cada curso, consoante as suas cores, escolheu um símbolo alusivo à sua licenciatura, acompanhado por um discurso, onde contaram as suas vivências na UBI e na Covilhã e as suas expectativas para o futuro. As emoções da despedida fizeram-se sentir, em especial no momento dos discursos. As lágrimas e abraços entre colegas foram frequentes, enquanto as muitas dezenas de familiares que se deslocaram à cerimónia assistiam comovidos. A chuva que caiu abundantemente no dia anterior era apenas uma miragem, já que o dia se apresentou solarengo, não estragando a festa.
A tarde de sábado, trouxe de novo à Covilhã antigos alunos da UBI. Vieram receber os seus diplomas de licenciatura e mestrado. Os “canudos” foram entregues por Manuel Santos Silva, Reitor da UBI. No discurso que antecedeu a entrega, o Reitor falou directamente aos estudantes, em tom de agradecimento e elogio, por terem escolhido a UBI como percurso pelo Ensino Superior. Santos Silva destacou a importância do ensino de qualidade que receberam na instituição e o facto de os licenciados da UBI conseguirem, de acordo com dados estatísticos, encontrar emprego pouco depois de se formarem. O Reitor aproveitou ainda para evidenciar que a instituição covilhanense terá sempre as portas abertas aos seus antigos alunos.