Os candidatos aspiram a dirigir a "Casa Azul"
Eleições a 27 de Maio
Corrida à presidência da AAUBI

São três as listas candidatas às eleições para a nova direcção da Associação Académica da Universidade da Beira Interior. Todas elas têm em comum a vontade de mudar a actual situação financeira da AAUBI e lutar ao máximo pelos interesses dos estudantes.


Por Ana Mesquita Morais


A nova direcção da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) será eleita no próximo dia 27 de Maio. As três listas que concorrerem à presidência contam com estudantes que já colaboraram com os órgãos da AAUBI, e outros que não têm qualquer experiência nesta área.

"Sangue novo para a direcção"

Nuno Costa, 23 anos, aluno de Economia, é o presidente da Lista C.
O estudante, que presidiu durante dois anos o Núcleo de Estudantes de Economia, afirma que na actual direcção "há muita coisa que está mal, a começar pela parte das finanças. Não houve um controlo rigoroso neste mandato e ainda nem foi apresentado um relatório de contas." O estudante de Economia revela que "sem dinheiro não se pode trabalhar. Se houver alguma anomalia nas contas, alguém vai ter que assumir a responsabilidade", adianta. A bandeira da Lista C é gente nova para a academia e sangue novo para a direcção. Só através da mudança da situação actual e com confiança no futuro é que se conseguirá "devolver a Associação à cidade e aos estudantes». A Associação deve ser uma "defensora dos interesses dos alunos e é nisso que vamos apostar", revela.
Trabalhar num melhor arraial académico, dinamizar a actual sede da AAUBI, fazer um bom programa da Recepção ao Caloiro, são algumas das propostas da Lista C. Nuno Costa considera fundamental a luta contra as propinas que "segundo consta podem vir a subir no próximo ano" e, dado que se trata de uma universidade no interior do País, "este aumento é completamente absurdo", comenta.

"O renascer da Academia"

A Lista R tem como presidente Carlos Ribeiro, de 24 anos, estudante de
Psicologia. Carlos fez parte do núcleo de E.P.G.I. durante dois anos, já foi vice-presidente da AAUBI, e esteve três anos ligado à Assembleia Geral.
O estudante de Psicologia defende que a Associação terá de mudar radicalmente porque "não acompanhou a evolução da universidade nos últimos oito anos."
"A ideia é candidatarmo-nos por um ano porque podemos correr o risco de haver mudança de estatutos em Setembro". O estudante acrescenta ainda que a Lista R pretende "mudar o mandato de Janeiro a Dezembro com o intuito de poder acompanhar o ano fiscal" dado que a situação financeira da AAUBI está longe de ser estável.
Um dos grandes objectivos desta lista é a criação de uma nova sede. "Se tudo correr bem será uma sede muito funcional, com um Bar da Associação novo" revela Carlos. A nova estrutura da AAUBI deverá permitir à Associação não ter prejuízos mensais (que actualmente rondam os dois mil euros). A Lista R é “o renascer da Academia, o começar do zero" refere o presidente da lista, que acrescenta "vamos lavar a cara, nascer de novo e crescer porque esta Academia merece."

"Unir e Inovar"

Rui Mota, 20 anos, estudante de Ciências da Comunicação é o candidato pela Lista U à presidência da AAUBI. Este estudante colaborou activamente com todas as direcções da Associação desde que frequenta a UBI.
Rui aponta o dedo à actual direcção enumerando vários problemas como o fraco contacto entre a universidade e os estudantes, a «ausência» da Associação, visto que "há colegas que não fazem ideia de quem faz parte da direcção". Outro grande problema é a falta de trabalho rigoroso do ponto de vista da administração e tesouraria que se "encontram num estado caótico".
As finanças da Associação "bateram claramente no fundo juntamente com uma série de irregularidades, algumas delas que se arrastam há anos". Esta lista aposta na luta por um melhor contacto com os estudantes, por um maior rigor e transparência na tesouraria e administração, por uma relação mais próxima com os núcleos, nunca esquecendo as questões de luta estudantil.
A Lista U pretende unir e inovar em busca da mudança com a ajuda de gente nova e responsável, de forma a haver um "misto de experiência e inovação", afirma Rui Mota.
A campanha eleitoral das três listas começou no dia 19 de Maio. Resta agora esperar até dia 27 de Maio para saber quem irá presidir a AAUBI no próximo ano lectivo.