Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media

Jorge Pedro Sousa












Por Catarina Rodrigues

“O mundo da comunicação é demasiado vasto para se poder falar de toda a construção teórica que tem sido elaborada para ajudar a compreender melhor os processos comunicacionais.” Esta é uma ideia presente no mais recente livro de Jorge Pedro Sousa, “Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media”. Consciente das dificuldades, o autor elaborou um manual onde destaca algumas das mais importantes teorias da comunicação e reflecte sobre o papel dos meios de comunicação social e sobre o jornalismo, não esquecendo uma alusão à publicidade e às relações públicas. O livro de Jorge Pedro Sousa é no fundo “o resumo da matéria essencial” das teorias da comunicação podendo assim ser uma ajuda para os estudantes desta área.
O livro começa com uma abordagem aos conceitos de Informação e de Comunicação e lembra alguns modelos importantes deste processo, como é o caso do modelo de Shanon e Weaver, de Roman Jakobson, e até da retórica aristotélica, entre outros. Jorge Pedro Sousa aponta ainda noções conceptuais, históricas e teóricas da Comunicação Social, lembra escolas e autores do pensamento comunicacional contemporâneo e dedica um capítulo às teorias e hipóteses sobre a comunicação mediada e os seus efeitos. Qual o estudante de Ciências da Comunicação que não ouviu falar da teoria das balas mágicas ou da agulha hipodérmica? Esta obra é uma forma de lembrar conceitos e esclarecer teorias sempre com o ponto de vista do autor. O livro é uma edição da Universidade Fernando Pessoa, onde Jorge Pedro Sousa é investigador e professor de Jornalismo.