Hélio Fazendeiro falou para cerca de 30 socialistas da Covilhã
Apresentação pública de candidatura
Covilhanense concorre a secretário geral da JS

Hélio Fazendeiro, natural da Covilhã, é um dos quatros candidatos a secretário geral da Juventude Socialista.


Por Daniel Sousa e Silva


O actual presidente da Federação Distrital de Castelo Branco da Juventude Socialista(JS) concorre ao cargo de secretário geral da JS nacional. O lema da candidatura de Hélio Fazendeiro é “Uma JS de Ideais, Para Uma Cidadania Activa”. No passado sábado, 29, o jovem de 26 anos apresentou publicamente a sua candidatura na Covilhã, aproveitando a tomada de posse oficial de José Miguel Oliveira, o novo presidente da JS da Concelhia covilhanense.
Hélio Fazendeiro apresenta o seu projecto político no XIV Congresso da organização partidária, que decorre entre 16 e 18 de Julho próximo, em local ainda a designar.
Naquela que foi a segunda apresentação pública da candidatura (a primeira decorreu na sexta-feira, 28, em Vila Franca de Xira), o candidato a secretário geral da JS deixou claro que pretende “imprimir um processo de transformação na estrutura e abrir um novo ciclo político”. “É necessário dar à JS a visibilidade que tinha e perdeu ao longo dos últimos quatro anos, por responsabilidade interna e externa. Tem perdido demasiado tempo a olhar para si própria”, salienta o covilhanense. Sem baixar as “bandeiras” da interrupção voluntária da gravidez e da toxicodependência, Hélio Fazendeiro diz ainda que pretende apostar num “discurso renovado, vanguardista e rejuvenescido, para dar resposta política aos grandes problemas que preocupam a juventude”. E enumera, “o emprego, a habitação e um novo modelo de desenvolvimento para o País, falando verdade às pessoas”.
Considerando o processo de descentralização administrativa em curso [Comunidades Urbanas], “um fait divers para entreter os autarcas”, Hélio Fazendeiro mantém a defesa da Regionalização por sufrágio directo e justifica, “para que Portugal quebre com a lógica de que o investimento público só faz sentido no sítio onde há votos”.

Apoios confirmados

“Há um apoio muito expressivo de Lisboa e Porto à minha candidatura”, assegura Fazendeiro.
A presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) da JS, Rita Mendes, é a directora nacional de campanha da candidatura de Hélio Fazendeiro, enquanto Rui Pedro Nascimento - membro da FAUL - é o mandatário nacional. No distrito de Castelo Branco, os dois cargos estão entregues a Artur Patuleia, da Comissão Política Concelhia da Covilhã, e a Miguel Fradique, presidente da Comissão Política Concelhia de Vila Velha de Ródão.
Para o XIV Congresso da JS são eleitos mil e 22 delegados. Segundo Fazendeiro, além da Federação Distrital albicastrense, as duas maiores estruturas da JS – Lisboa e Porto – estão reunidas em torno da sua candidatura. A JS do distrito de Castelo Branco vai eleger 33 delegados para levar ao Congresso, esperando-se que o distrito da Guarda possa levar outros tantos, devido à recente criação de novos núcleos nesse distrito. O candidato tem preparada para a próxima semana uma sessão de esclarecimento na cidade mais alta, afirmando que “gostaria muito de contar com o apoio guardense pela afinidade regional que existe”.
O candidato assume existir “um apoio muito expressivo na FAUL, estando à espera de obter um resultado majoritário na eleição dos delegados. E tenho também apoio muito expressivo na Federação do Porto”. As duas estruturas representam cerca de um quarto dos mais de mil delegados que irão estar presentes no Congresso que dará a conhecer o sucessor de Jamila Madeira.

Para saber mais sobre o candidato, pode visitar o site da campanha:
http://www.umajsdeideais.com