Noivos de São Tiago
"Casar pela igreja foi sempre o nosso sonho"

Dizer o "sim" no altar sempre esteve nos planos de Luísa e João. Mas dificuldades monetárias não deixavam este casal seguir esse caminho. Agora, já casados pelo Civil, vão realizar esse sonho, também para baptizar o seu bebé .

Andreia Reis
NC / Urbi et Orbi


Casar com a pessoa amada é sempre um factor que complementa a carteira dos sonhos da maioria das pessoas. Especialmente quando já se tem um filho. É o caso de João e Ana Luísa Costa, mais um par que se candidatou "com esperança" aos "Noivos de São Tiago". "A ideia de casar pela igreja já é muito antiga, foi sempre esse o nosso sonho, mas infelizmente nunca o pudemos fazer", declara Ana Luísa. "Para ser mais sincera", admite, "fiquei mesmo muito feliz quando recebemos a carta que dizia que éramos um dos casais porque não espereva ter esta sorte".
As dificuldades económicas constituiram, desde o início do namoro, o maior entrave à formalização do casamento. "Eu estou desempregada e só temos o dinheiro que o meu marido traz para casa", lamenta, triste, a noiva. E mais, realça João Costa, "sou estucador e como o dinheiro não é muito, concretizar um sonho destes só mesmo pelos Noivos de São Tiago, que é uma grande e boa ajuda já que, hoje em dia, casar fica muito caro".
No entanto, as escassas condições monetárias não foram impedimento para a continuidade do amor que existe entre aquele casal. É que, lá pelo facto de não terem dito o "sim" no altar, não deixaram de assinar um documento que, perante a Lei, os torna marido e mulher. "Com orgulho", dizem, casaram há cerca de oito meses atrás pelo Registo Civil. Depois de uma vida em conjunto desde há dois anos, faria todo o sentido para este casal unir "forças". Até porque tiveram um "empurrãozinho" para que isto acontecesse. Um "incentivo" de sete meses de nome João Miguel Brito Costa, o filho do casal. "O nascimento do nosso filho foi o que mais influenciou para decidirmos casar pelo civil e a aproveitar a oportunidade dos Noivos de São Tiago", afirma a mãe. Até porque, como explica, "queremos baptizar o nosso menino e não nos deixam fazê-lo sem estarmos casados pela igreja". Por isso, estão ansiosos e até um pouco "nervosos" quando pensam que o "grande dia" está a chegar.
"Da minha parte já está tudo pronto, até podia casar amanhã, mas ainda falta tratar de algumas coisas da parte do meu marido, principalmente alguns convidados", diz, sorridente, Ana Luísa. Para além disso, sublinham que, por muito que tentem, não conseguem imaginar uma dia daqueles. "Vai ser um casamento completamente diferente de todos os outros porque vamos casar juntamente com outras pessoas", acredita João. Facto que não influencia para o dia correr em pleno. "É uma experiência que vai ficar para o resto das nossas vidas e penso que é muito bonito ver e estar com todos os casais juntos num dia", sustenta o noivo.
Hoje, a viver juntos há cerca de 16 meses, altura em que Luísa ficou grávida, na sua casa no Dominguiso, Luísa com 20 anos e João com 25, afirmam ser felizes.

 


Os visitantes tiveram uma oportunidade de conhecer o ambiente