Agenda cultural
Boca de Cena leva cultura a todas as casas

José Manuel Alves
NC / Urbi et Orbi


Boca de Cena é o nome da agenda cultural de Castelo Branco, órgão de divulgação cultural do município- propriedade da Câmara Municipal e de Belgais- que está a exceder todas as expectativas.
"Uma aposta ganha". É desta forma bastante esclarecedora que as entidades proprietárias da agenda cultural de Castelo Branco definem este novo meio de comunicação, vocacionado para a divulgação e para a promoção das actividades culturais do concelho de Castelo Branco. Com efeito, tanto a Câmara Municipal como a Associação Belgais depositaram grandes expectativas na Boca de Cena e o próprio presidente do executivo, Joaquim Morão, se empenhou pessoalmente no sentido de encaminhar da melhor forma possível a Boca de Cena, por forma a que também esta agenda possa servir para melhorar a qualidade de vida dos munícipes.
Da Associação de Belgais houve igualmente um envolvimento pessoal na concretização deste projecto, pois, como afirma Joana Pires, " não havia nada de semelhante na cidade, nem no concelho, e neste momento os albicastrenses conhecem uma dinâmica cultural muito interessante, que torna a Boca de Cena algo de fundamental."
Quanto aos resultados alcançados pela agenda cultural, Joana Pires não hesita em afirmar que " estão à vista, pois o retorno que temos tido é bastante positivo. As pessoas escrevem-nos e fazem algumas sugestões, para não falar que os espectáculos promovidos em Castelo Branco têm tido sempre muito público." Para Joana Pires, o facto de as pessoas aderirem cada vez mais às iniciativas culturais não é nada de estranho. " Acho que Castelo Branco tem muita gente interessada, gente que adere, que participa, mas devo notar que se trata de um público bastante exigente e isso é algo que muito me agrada, pois, sem falsas modestias, creio que a Associação Belgais, de algum modo, ajudou a criar hábitos culturais nas pessoas."
Paralelamente à edição da agenda cultural Boca de Cena, a cidade de Castelo Branco tem também, espalhados pela cidade, diversos cartazes Boca de Cena, com a programação cultural para cada mês, onde, de uma forma descontraída e bastante facilitada, os munícipes podem consultar a variada oferta cultural que a cidade de Castelo Branco proporciona actualmente aos seus habitantes.

 


Os visitantes tiveram uma oportunidade de conhecer o ambiente