|    Mestrado em 
                        Educação 
                        Perspectivas sobre a melhor forma de educar 
                         
                        Sílvia Maria 
                        Marques Rodrigues defendeu uma tese em que se falou de 
                        liberalismo, comunitarismo e educação cívico-moral. 
                         
                         
                      
                         
                             
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                             Por Daniel Sousa e Silva 
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                        “A Educação Cívico-Moral Entre 
                        Liberalismo e Comunitarismo: Contexto, Discurso e Perspectivas” 
                        é o título da tese de mestrado em educação 
                        defendida na passada sexta feira, 4, por Silvia Rodrigues, 
                        tendo como objectivo “analisar os problemas emergentes 
                        na sociedade contemporânea, a construção 
                        de uma cultura cívica comum como base da convivência 
                        pacífica entre diferentes”. A análise 
                        dos “pressupostos e as teses fundamentais do liberalismo 
                        e comunitarismo, tendo em conta a educação 
                        cívico-moral e a vivência nas sociedades 
                        multiculturais”, bem como a procura de “uma 
                        posição moralmente e politicamente integradora, 
                        na perspectiva de uma sociedade intercultural, com especial 
                        realce para os direitos humanos” foram outros temas 
                        orientadores da investigação de Sílvia 
                        Rodrigues. 
                        A agora mestre conclui que se torna importante estabelecer 
                        “um espaço de complementaridade e cooperação 
                        entre as distintas concepções, pois a realidade 
                        não se esgota nem pode reduzir-se a nenhum destes 
                        pontos de vista. É em parte liberal e em parte 
                        comunitária, incorpora o melhor de ambas perspectivas, 
                        respeita a autonomia do indivíduo e permanece atenta 
                        ao meio cultural”.  
                        Silvia Rodrigues adianta ainda que “a perspectiva 
                        proposta permite uma compreensão mais ampla e articulada 
                        entre as diversas concepções, já 
                        que é importante responder à globalização 
                        hegemónica e o aprofundamento dos valores democráticos. 
                        A aposta no ideal intercultural aparece como uma forma 
                        de conseguir promover valores importantes em educação”, 
                        completa. 
                        As principais dificuldades na elaboração 
                        da tese decorreram “da bibliografia escassa presente 
                        na biblioteca da Universidade”, lamentou. 
                        O arguente da prova foi Luís Miguel Santos Sebastião, 
                        professor auxiliar da Universidade de Évora. O 
                        restante júri foi Maria Luís Frazão 
                        Rodrigues Branco, professora auxiliar da Universidade 
                        da Beira Interior, e Manuel Gonçalves Barbosa, 
                        professor auxiliar da Universidade do Minho, orientador 
                        da tese. Silvia Rodrigues teceu elogios à orientação 
                        de Manuel Barbosa, considerando-a importante, “quer 
                        em termos de crítica quer em termos de sugestão 
                        e disponibilização de obras necessárias 
                        ao desenvolvimento do trabalho”.
                        
                          
                        
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