A afluência ao voto foi menor do que em 1999
Eleições Europeias na Covilhã
Socialistas conquistam vitória folgada

A votação para as eleições europeias, no concelho da Covilhã, apresentou resultados semelhantes ao resto do País.


Por Eduardo Alves


O Partido Socialista (PS), obteve quase 60 por cento dos votos, mais precisamente, 57,7, na votação para as eleições europeias, no concelho da Covilhã. Uma percentagem que representa um total de 11 mil e 39 votos, mais 462 que no anterior acto eleitoral.
Quanto à coligação de centro-direita, “Força Portugal”, representando o Partido Social Democrata (PSD) e o Partido Popular (PP), recolheu um total de 4 mil e 60 votos, o que representa 21,23 por cento no resultado global. Comparando com as eleições de 1999, este resultado do último domingo mostra uma quebra de mil 901 votos.
Quem também esteve em baixa foi o Partido Comunista Português (PCP). A equipa liderada por Ilda Figueiredo arrecadou 11,5 por cento do sufrágio realizado no concelho da Covilhã. Com mil 849 votos, o PCP perde 477, em comparação com as europeias de 99. Já o Bloco de Esquerda (BE) ganhou com a descida do PCP. Miguel Portas recolheu no concelho covilhanense, 746 votos, para a sua eleição. Um créscimo de 485 votos, em comparação com os resultados obtidos nas anteriores eleições.
A abstenção registou aumentos significativos, relativamente ao anterior acto eleitoral. Por toda a região centro, os resultados da abstenção não fugiram muito aos registados no resto do País. No distrito de Castelo, o número dos “não votantes” ascendeu aos 60,7 por cento, um aumento de 2,9 pontos percentuais. Já no distrito da Guarda, este aumento foi de quatro por cento, comparativamente a 1999, cifrando-se assim, a abstenção em 63,3 pontos percentuais.