Segundo a Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco, o futuro da modalidade, no distrito, está assegurado
Judo
Eficácia a 100 por cento

A terceira edição do Torneio de Judo Infantil da Lusófona não poderia ter corrido melhor à Academia de Castelo Branco. Em 14 atletas, nenhum ficou de fora do pódio. Uma tarde inesquecível para os judoquinhas que ainda tiveram o prémio de conhecer os seus ídolos.


NC / Urbi et Orbi


O Pavilhão Desportivo da Universidade Lusófona em Lisboa, recebeu, no último fim-de-semana de Maio, o III Torneio de Judo Infantil, organizado pelo Núcleo da modalidade naquela instituição. A Academia Judo Ginásio de Castelo Branco participou com 14 judoquinhas (nascidos em 92, 93, 94 e 95) e viu todos os seus atletas subirem ao pódio.
“Embora os lugares no pódio para este escalão infantil nunca seja o objectivo principal, não se pode deixar de referir que o futuro e o nível do judo na Academia estará garantido”, salienta um responsável da instituição albicastrense. O exemplo bem manifestado nos resultados dos judocas participantes no III Torneio Infantil da Universidade Lusófona dá-lhe razão.
Inês Fernandes, Ana Prata e Pedro Faustino conquistaram o primeiro posto nas respectivas categorias. Na segunda posição do pódio, também em categorias distintas, classificaram-se Maria Monteiro, Ana Toscano, Nuno Veríssimo, Filipe Henriques, Manuel Antunes, João Barroca e Pedro Gonçalves. André Nunes, Eduardo Almeida, Ivo Afonso e José Águas, conseguiram a não menos pequena façanha de chegarem ao terceiro lugar. Momentos inesquecíveis, comenta um responsável do clube, “não só por aquilo que a excelente organização proporcionou, neste Torneio Convívio, mas também pela possibilidade de conviverem com grandes campeões do Judo tomando-se seus conhecidos e amigos como por exemplo Nuno Delgado, João Pina, João Neto e Telma Monteiro que irão estar em Atenas”.
As cerca de 400 crianças envolvidas receberam inúmeras lembranças dos vários patrocinadores do Convívio, estando presentes no evento diversas individualidades, destacando-se João Silveira e Carvalho ex-director da Academia de Judo albicastrense que esteve presente na qualidade de administrador da Universidade Lusófona.

Nuno Rosa Campeão Nacional

Os judocas da Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco estiveram de novo em grande no Campeonato Nacional de Juvenis (14 anos) que se realizou no dia 23 de Maio nas instalações do Estádio Universitário de Coimbra.
Nuno Rosa (- 42 Kg) foi mesmo o melhor português criando, na final, alguma ansiedade face ao adversário já conhecido de Rosa. O combate foi muito disputado estando no inicio o judoca albicastrense em desvantagem. Rosa conseguiu depois pontuar duas vezes, acabando por vencer o judoca de Pombal através de imobilização.
Carolina Monteiro (- 52 Kg) esteve também em destaque causando alguma surpresa na conquista da medalha de bronze. Carolina repetiu o feito do Zonal de apuramento em termos de classificação, mas competiu na categoria acima. A balança acabou por ser uma das primeiras dificuldades. A judoca viu-se forçada a participar nos - 52 Kg uma vez que ultrapassava os 42 quilogramas em 200 gramas. Estas 200 gramas colocaram-na numa categoria diferente, mas nem isso foi obstáculo à grande motivação e gama da judoca, que venceu três combates pela pontuação máxima, perdendo depois na meia final com a atleta do Estrela da Amadora.