A autarquia idanhense tem esperanças que a Orbitur consiga trazer mais campistas estarngeiros ao parque
Idanha-a-Nova
Câmara cede exploração do Parque de Campismo à Orbitur

Com a cedência de exploração, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova arrecada 54 mil e 600 euros. E assim acaba com o prejuízo anual que tinha com o Parque, que rondava os 30 mil euros.


NC / Urbi et Orbi


A exploração do Parque de Campismo de Idanha-a-Nova mudou de mãos. Desde há duas semanas que esta infra-estrutura integra a rede da Orbitur, uma empresa privada que detém 24 unidades de Norte a Sul do país. O contrato de cedência de exploração já foi assinado pelo autarca idanhense, Álvaro Rocha, e pelo presidente da empresa, Jaime Teixeira.
Esta foi a forma encontrada pela autarquia para obter algum lucro em vez de prejuízo. É que com esta cessão, os cofres da autarquia arrecadam 54 mil e 600 euros por ano, que poderão ser acrescidos de 25 por cento sobre os lucros das infra-estruturas do parque, como restaurante e mini-mercado, e 18 por cento das taxas pagas pelos utentes. Nos últimos anos, na gestão do parque de campismo, a autarquia tem registado um prejuízo de 30 mil euros por ano. Além da vantagem financeira, o presidente da edilidade, o socialista Álvaro Rocha, sublinha que a Orbitur pode colmatar uma das lacunas na divulgação deste parque de campismo, frequentado, sobretudo, por campistas da região. "Esta empresa vai promover o parque de Idanha-a-Nova a nível nacional e internacional, o que até agora não acontecia, e poderá trazer até ao concelho um número de turistas mais elevado", adianta o edil, salientando que este equipamento que, no ano passado, sofreu obras de requalificação no valor de 350 mil euros, "deve ser um elo de promoção de todo o concelho".

Empresa quer chamar turistas estrangeiros

A estratégia de gestão definida pela Orbitur para este parque passa por atrair os turistas estrangeiros. Anualmente, esta empresa regista nos equipamentos que gere um milhão de dormidas. Nos primeiros meses, a Orbitur vai introduzir no parque de Idanha-a-Nova apenas pequenas alterações e os principais investimentos, sobretudo, em arranjos paisagísticos e balneários, ficam para Outubro, uma vez que está a decorrer a época balnear. Certo é que os preços do parque vão aumentar. O presidente da Orbitur, Jaime Teixeira, explica que "os preços praticados pela autarquia no equipamento são bastante baixos" e sublinha que, "depois das melhorias que visam dar ainda mais qualidade ao parque, as pessoas, de certeza, que não se vão importar de pagar um pouco mais". Actualmente, as taxas diárias cobradas no parque de campismo de Idanha-a-Nova variam entre 1,25 e cerca de 2,50 euros.
Esta unidade é a primeira do distrito de Castelo Branco a ser explorada pela Orbitur. Jaime Teixeira adianta que a decisão "não foi pacífica". A maior parte dos parques geridos por esta empresa estão localizados na orla costeira do País e apenas aceitaram este no Interior de Portugal porque é "uma excelente unidade e, além de ter piscina própria, está muito próxima da barragem". Quanto aos sete funcionários da autarquia a trabalhar no parque de campismo, serão transferidos para as piscinas municipais que, nesta época balnear, serão geridas pela câmara. Os trabalhadores sazonais podem ser integrados nos quadros da Orbitur, que expressou a preferência de admitir funcionários do concelho de Idanha-a-Nova.