Doutoramento em Ciências do Desporto
“Treinador deve ser o grande coordenador”

Paula Cristina Esteves Reis é a primeira doutorada em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira Interior. A docente da UBI apresentou uma tese em que defende a coordenação e a integração de áreas multidisciplinares no processo de treino.

Por Daniel Sousa e Silva

A UBI concedeu, pela primeira vez na sua história, um doutoramento em Ciências do Desporto. O grau foi obtido por Paula Reis, na defesa da tese “Os Métodos de Treino num Paradigma Actual - Compreender e Operacionalizar a Orientação das Actividades Desportivas num Novo Quadro de Referência”, na passada quarta feira, dia 9.
O trabalho desenvolvido pela docente da UBI esteve assente na análise da optimização do processo de treino desportivo. Paula Reis propõe que “não se deve separar os conteúdos teóricos do treino da sua operacionalização e efectivação, inclusive dos aspectos estudos a nível laboratorial”.
Na sua tese, Paula Reis começa por “estabelecer uma fundamentação epistemológica” ao seu trabalho e, depois, segue para “a concretização da cooperação e integração de áreas que devem ter uma função multidisciplinar e cruzamento, tais como a fisiologia, a neurologia ou a sociologia”, exemplifica.
Com estes dados em vista, a docente conclui que “o papel do treinador é ser o grande coordenador, que controla todo o planeamento do processo de treino”.
Paula Reis viu a dissertação que demorou 3 anos a concluir ser aprovada por maioria, com um voto contra. “Tive de obedecer a um prazo bastante rígido, uma vez que era subsidiada por uma bolsa PRODEP”, conta.
No entanto, a mais recente doutorada da UBI encara as dificuldades encontradas como inerentes à preparação de em estudo deste género, comparando a tese de doutoramento a um processo de treino. “A elaboração da tese não deve ser entendida como um produto, mas como um processo, em que nos devemos superar constantemente tal como no processo de treino”, explica.
Os arguentes da prova foram Manuel Sérgio Vieira e Cunha, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa e Fernando Franco de Almada, da Universidade da Beira Interior.