Teatro
Aquilo reelege Victor Amaral

NC / Urbi et Orbi


Victor Amaral foi, no passado dia 12, reeleito presidente do Aquilo Teatro, da Guarda. Pela primeira vez na história deste grupo amador que nasceu há 22 anos, surgiram duas listas concorrentes, tendo sido notórias as divergências entre ambas. Victor Amaral venceu por escassos dois votos em relação à lista opositora, liderada por César Prata, que era constituída, na sua maioria, por ex-presidentes do grupo, nomeadamente Américo Rodrigues, Armando Neves e António Godinho, que entenderam unir-se para "salvar o espírito do Aquilo e impedir a perda da sua identidade". Na lista surgia ainda Carlos Baía, um histórico do grupo.
Com Victor Amaral alinharam Rita Azevedo (vice-presidente), João Louro (tesoureiro) e Susana Almeida (secretária). Anabela Dinis fica à frente da Assembleia Geral e Paulo Miragaia preside ao Conselho Fiscal. O reeleito presidente disse no final da votação que já esperava que o resultado fosse renhido, até porque havia duas listas". Sobre o futuro, nada quis adiantar, remetendo para mais tarde a divulgação dos objectivos dos novos dirigentes. A tomada de posse está agendada para o próximo dia 23. A eleição dos novos dirigentes do Aquilo esteve agendada para 21 de Abril, mas Victor Amaral não conseguiu formar uma lista, a tempo de ser sufragada. César Prata, que era até então o vice-presidente, ter-se-á mostrado indisponível para continuar, o mesmo acontecendo com Armando Neves. Dois meses depois, ambos integraram a lista opositora. Um na liderança e o outro como tesoureiro.
Alguns cooperantes lamentam que o Aquilo Teatro tenha, ao fim de 22 anos de vida, dado sinais de divisão ao ponto de alguns ex-dirigentes terem sentido a necessidade de se unir para impedir que o grupo, que marcou desde o seu início o panorama cultural do concelho e do distrito, "continue a descaracterizar-se". Isto numa altura em que a Guarda vai finalmente ter uma sala de espectáculos capaz de dar um novo alento ao nível dos grandes espectáculos, mesmo na área do teatro. Durante os últimos anos, os êxitos que o grupo vinha somando fizeram mesmo com que os mais recentes ex-presidentes definissem como um dos grandes objectivos o caminho da profissionalização. Um desafio que, alguns cooperantes descontentes entendem ser cada vez mais difícil de alcançar

 


Os visitantes tiveram uma oportunidade de conhecer o ambiente