Sandra Pinto ficou satisfeita com a adesão ao workshop
Workshop em Ciências Documentais
A biblioteca pelos bibliotecários

O Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior (UBI) organizou a iniciativa no âmbito da pós-graduação em Ciências Documentais.


Por Daniel Sousa e Silva


O auditório da Biblioteca Central da UBI foi o palco, no passado sábado, 19, de um workshop sobre o funcionamento de algumas das envolventes de uma biblioteca.
A organização da informação, a cooperação na área das bibliotecas e arquivos, a informatização de bibliotecas, arquivos e centros de documentação, a formação dos profissionais de informação e a conservação do livro foram os temas apresentados pelos 5 oradores, entre os quais Sandra Pinto, organizadora do evento juntamente com Antonieta Garcia, que falou sobre a “Formação do Bibliotecário Digital: presente e futuro”, baseado no estudo desenvolvido para a sua tese de mestrado.
A docente do Curso de Especialização em Ciências Documentais da UBI avalia o saldo do workshop como “positivo”. “Como é a primeira iniciativa nesta área realizada na UBI, a adesão foi óptima, ainda por cima numa área tão restrita como é a das bibliotecas e documentação”, descreveu, adicionando que a maior parte das pessoas que assistiram às apresentações foram alunos da pós-graduação em Ciências Documentais, mas “também apareceram vários bibliotecários do concelho da Covilhã, vários técnicos profissionais de bibliotecas escolares e de bibliotecas municipais”.
O mote do workshop foi “Bibliotecas e documentação: Presente e futuro”. Sandra Pinto diz que é “uma área ainda pouco falada, mas queremos que seja cada mais discutida”. Por isso, foi decidido pelo Departamento de Letras da UBI a organização deste workshop ao final dos dois primeiros anos da pós-graduação em Ciências Documentais.
No início do dia, Rosa Galvão, directora de Serviços na Biblioteca Nacional, mostrou como “Organizar a Informação: O Caminho para a Cooperação”. De seguida, Vasco Antunes, técnico de conservação e restauro de documentos gráficos e encadernação, falou sobre a “Conservação do Livro”. António Torres da Novabase apresentou “A oferta da Novabase para a Gestão Integrada de Bibliotecas e Luis Damas, da Bibliosoft deu a conhecer “Módulos e Estratégias para a Informatização de Bibliotecas e Centros de Documentação”.
Quem assistiu ficou a saber um pouco da investigação que se faz nesta área, relativamente à afirmação dos profissionais de informação. Sandra Pinto indica: “Ficaram a conhecer alguns processos da área da gestão bibliográfica (documentação e arquivo), ficaram informados sobre o que pode ser feito no campo de trocas de dados bibliográficos com o representante da Biblioteca Nacional. Ficaram também a saber o que se pode fazer actualmente, em termos práticos, numa biblioteca em termos de conservação do livro. Perceber que há várias técnicas, saber o que se pode ou não utilizar para a conservação de material impresso”.
A técnica dos Serviços de Documentação da UBI promete mais iniciativas do género para o futuro.