João Canavilhas

Inventem-se candidatos

A semana passada ficámos a saber que há 32 novas escolas e140 novos cursos a aguardar aprovação no Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Soube-se ainda que algumas dessas escolas terão já recebido luz verde da ministra, sendo que pelo menos três delas, duas públicas e uma privada, serão instaladas na nossa região.
Ora, se bem me lembro, ainda recentemente o Ministério da Educação revelou que no próximo ano vão ser encerradas 803 escolas do Ensino Básico por falta de alunos, o que vem recordar aos mais distraídos o forte decréscimo populacional. Além disso, nos últimos três anos o número de vagas disponíveis no Ensino Superior público foi sempre superior ao número de candidatos, com muitas licenciaturas a ficarem às moscas. E, já agora, diga-se que a partir do ano lectivo 2005/06 apenas poderão ingressar no Ensino Superior os alunos que obtenham mais de 9,5 valores em cada uma das provas de acesso, o que reduzirá significativamente o número de estudantes que reúnem condições de candidatura. Junte-se a tudo isto o facto de muitas das actuais universidades não conseguirem contratar novos professores ou efectuar as necessárias obras de manutenção nas suas instalações, e ficamos com a exacta noção do ridículo que é falar-se na abertura de novas escolas de Ensino Superior quando nem sequer há dinheiro para manter em funcionamento as que já existem.
Aparentemente, o Ministério da Ciência e do Ensino Superior não percebe que hoje satisfaz um autarca, dando-lhe uma universidade, mas amanhã terá de suportar os custos de uma escola sem alunos. Que hoje aprova uma licenciatura em Enfermagem Veterinária, como aconteceu recentemente, mas no futuro vai ter de inventar carreiras para integrar estes licenciados no mercado. Que hoje aprova mais um curso de Turismo no Ensino Superior, mas deixa os hoteleiros sem os profissionais realmente necessários, nomeadamente empregados de mesa e cozinheiros
E se é verdade que cada dificuldade cria uma oportunidade, não devemos esquecer que as oportunidades de uns podem representar as dificuldades de outros. Neste caso, os outros são as actuais instituições de Ensino Superior deste país que lutam todos os dias para manter as suas estruturas em funcionamento.