Ensino Superior
Professor da UBI lidera Comissão de Avaliação Externa

Indicado pelo Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CNAVES), António Fidalgo, professor catedrático da UBI, vai presidir à próxima Comissão de Avaliação Externa (CAE) dos cursos de Ciências da Comunicação.

Por Eduardo Alves


A escolha de António Fidalgo, professor catedrático do Departamento de Comunicação e Artes, para presidir a uma CAE foi conhecida no final da passada semana. O cargo tem como objectivo “coordenar a comissão, a nível nacional, e fazer uma avaliação, um relatório e uma síntese”, de todas as licenciaturas da área para que está designada, explica Luís Carrilho, vice-reitor da UBI.
Segundo este membro da reitoria, “o cargo é atribuído a pessoas com algum prestígio, depois da consulta a diversas individualidades relacionadas com a temática da comissão de avaliação”, neste caso, da Comunicação. O nome de António Fidalgo surge assim para a presidência de um organismo que vai trabalhar durante cerca de quatro a cinco anos, no estudo e avaliação dos cursos de jornalismo.
Estas comissões são compostas por várias individualidades, de diferentes instituições. O trabalho da CAE resulta pois da preparação de um relatório e de visitas às várias instituições que ministram as licenciaturas em causa. Posteriormente, é atribuída uma classificação a cada um dos cursos. Para tal, os elementos da CAE avaliam 14 itens relacionados com as diferentes licenciaturas, de entre os quais, Luís Carrilho destaca “o corpo docente, o ambiente académico, a opinião dos alunos, e a colocação destes no mercado de trabalho”, entre outros. Aquele organismo vai analisar as licenciaturas de instituições do Ensino Superior público e privado. No final, o “ano-objecto”, época para a avaliação, vai dar lugar a um relatório síntese onde se apresenta o ranking, com avaliações de “A, que significa, excelente, até E, que significa, insuficiente”, explica Luís Carrilho.