Crescer com música
Miúdos albicastrenses encerram ano musical

NC / Urbi et Orbi


"O Som das Cores" foi o título que serviu de mote para o concerto final, que no âmbito do Projecto "Crescer com a Música", esteve durante três dias a cantar com cerca de 2000 crianças, provenientes do primeiro ciclo, de quase todas as freguesias do concelho de Castelo Branco.
Numa organização do Conservatório Regional, Agrupamento de Escolas João Roiz e Faria de Vasconcelos, com o patrocínio da Câmara Municipal e Ministério da Educação, o primeiro concerto teve lugar em Alcains, na segunda-feira, 21 de Junho, culminando em Castelo Branco, onde a lotação do municipal foi exígua para receber as centenas de pessoas que ali se deslocaram para assistir ao vivo e a "cores", ao concerto proporcionado pelas crianças, que entoaram vários temas, entre outros "Aula de Ginástica", "Uma bola nos pés", "Máquina de Escrever" e "Selecção da Paz".
Numa autêntica noite de estrelas, as crianças, pela alegria que conseguiram transmitir, emocionaram a vasta plateia. O programa "Crescer com a Música" entra na sua segunda década com um espectáculo visual, com muito ritmo, muita cor e um cheiro ao desporto, actividade primordial para o equilíbrio das crianças. Segundo Carlos Semedo, coordenador do "Crescer com a Música", "neste ano décimo primeiro comcretizámos a cobertura quase total da rede do 1º ciclo do ensino básico no concelho de Castelo Branco, sendo com redobrada alegria que viemos encontrar neste espectáculo não só alunos da cidade mas, também, de outras aldeias e vilas". Para este responsável "fica dado um passo fundamental para que a tão falada interioridade, tantas vezes adjectivada de depressiva, seja afinal sinónimo de qualidade de vida", sustentando que "não serão muitos os concelhos que dispõem de um instrumento de difusão da educação artística como este". O "Som das Cores", promete voltar para o ano.