Por Daniel Sousa e Silva


O livro foi apresentado pelo ex-Presidente da República, general Ramalho Eanes

”Recordando José Rabaça” é o título da obra biográfica de José Rabaça, escritor, industrial dos lanifícios e político apresentada ao público covilhanense, na passada terça feira, 29 de Junho, pelo seu autor, António Ramalho Eanes.
O lançamento do livro deu-se nos Paços do Concelho da Covilhã por iniciativa do seu edil, Carlos Pinto, que viu sempre José Rabaça como “um homem da Covilhã, mas um homem de muitos universos – industrial, jornalista, político e analista”.
Carlos Pinto contou aos presentes que teve a oportunidade de conhecer José Rabaça, devido à ligação de ambos à indústria têxtil. “Era uma pessoa rural e cosmopolita, capaz de falar da Europa, antecipando evoluções a nível político, numa altura em que a participação política não era nada fácil”, descreve.
Recorde-se que José Rabaça foi uma das personalidades mais importantes do período “eanista” (1976-1986). Além de escritor, José Rabaça ocupou, no campo político, os cargos de secretário de Estado da Indústria Ligeira o I Governo Constitucional e o de presidente da Assembleia Municipal de Manteigas.
José Rabaça ficou conhecido a nível nacional pelos seus artigos de opinião no “Expresso” e no “Jornal do Fundão”, tendo a curiosidade de todos os artigos terminarem com uma referência a Manteigas, a sua terra natal.
Como industrial dos lanifícios, tomou as rédeas da empresa SOTAVE, chegando a empregar centenas de operários. “Ele fez chamadas de atenção [nos seus artigos] para um sistema industrial que estava obsoleto, conseguindo fazer passar a sua mensagem apesar do controlo da censura”, refere Carlos Pinto.
António Ramalho Eanes lembrou José Rabaça como “um amigo próximo”, preferindo usar citações da biografia, em que se utilizaram testemunhos de pessoas que passaram pela vida de Rabaça, do que palavras suas para o homenagear.