Por Eduardo Alves



Carlos Calado veio à Covilhã tentar conseguir o apuramento para os Jogos Olímpicos

Temperaturas elevadas e centenas de atletas no Complexo Desportivo da Covilhã foram as marcas mais visíveis do evento promovido pela câmara municipal. A falta de público, relativamente à edição do ano passado, foi um dos aspectos que mais se fez notar, pela negativa.
Nada que tenha influenciado nas prestações dos desportistas em competição. Muitos deles, vieram à Covilhã, com o objectivo de alcançar os resultados mínimos para os próximos Jogos Olímpicos de Atenas. Marcas que não chegaram a ser alcançadas por nenhum dos participantes nas modalidades de atletismo. Cleverson Oliveira, atleta brasileiro a competir nos 400 metros barreiras, conseguiu alcançar o recorde do meeting, com um tempo de 51,32 segundos, resultado que não lhe permitiu chegar ao índice desejado.
Se a sorte do brasileiro Oliveira não foi a melhor, já a do seu conterrâneo, Jarbas Mascarenhas, a competir nos 100 e 200 metros masculinos, foi semelhante. Este desportista brasileiro, arrecadou dois recordes do meeting, mas não ficou apurado para os Olímpicos. A preparação dos últimos tempos “foi razoável, mas ainda não me sinto ao melhor nível”, adianta o atleta, que espera, nos próximos tempos, alcançar melhores resultados. Depois de festejar, efusivamente, esta marca, o brasileiro prometeu voltar “sempre que possível a esta prova”.


Naide Gomes foi homenageada pela autarquia covilhanense



Portugueses em baixo de forma

A tão esperada participação de Naide Gomes, campeã mundial de pentatlo, acabou por não acontecer. Presente na Covilhã para receber uma homenagem da autarquia, a desportista portuguesa que vai participar nos Jogos Olímpicos de Atenas, entre 13 e 29 de Agosto próximo, explica que problemas de ordem física a impediram de tomar parte da prova. Naide Gomes alcançou já o apuramento para os olímpicos, onde vai participar em heptatlo, uma prova que envolve sete modalidades diferentes, entre os 100 metros barreiras, salto em altura, 200 metros, lançamento do peso, lançamento do dardo, 800 metros e salto em comprimento.
Outra das atletas que também esteve presente no II Meeting, foi Fernanda Ribeiro. A medalha de ouro aproveitou o bom tempo e o “excelente relvado” do complexo, “apenas para treinar”. Alguns problemas físicos têm levado a que a sua participação em provas desportivas “não seja tão regular como o esperado”. No entanto, Fernanda Ribeiro afiança que tudo está ultrapassado e dentro em breve “voltam as corridas”. Naide Gomes e Fernanda Ribeiro, receberam da Câmara Municipal da Covilhã, uma homenagem “por tudo o que têm feito em prol do desporto e do nome de Portugal”, explica Joaquim Matias, responsável pela organização.
Quanto a Carlos Calado, o atleta do Futebol Clube do Porto que procurava na Covilhã o apuramento para os Olímpicos, “as expectativas saíram frustradas”. Calado, que compete em salto em comprimento, não conseguiu melhor que a marca de sete metros e 90, o que o deixou “ainda longe do mínimo, situado nos oito metros e 15”, refere o desportista. Sem que este desempenho “seja o ideal”, Calado remata que os últimos dias não tem estado na melhor forma e que a recuperação vai “com toda a certeza dar melhores frutos”. O atleta do Porto espera, “durante as próximas semanas”, conseguir o apuramento.

 




Pistas vão ser utilizadas pelas associações do concelho



Complexo recolhe elogios de todos os quadrantes



As várias modalidades que compõem este Meeting, decorreram “num dos melhores espaços desportivos que existem em Portugal”, sublinha Naide Gomes. Campeã Mundial de Pentatlo e “habituada a diferentes tipos de espaços”, a atleta elogiou bastante todas as capacidades do complexo. Uma opinião partilhada pelos muitos desportistas que ali competiram.
Estes elogios firam aproveitados pelo vereador do desporto da autarquia covilhanense para lançar a abertura do espaço às associações do concelho. Matias anunciou que o regulamento de utilização do complexo desportivo “está praticamente terminado”, faltando só os tarifários para os utilizadores.
A câmara, vai “a partir desta semana”, ceder o espaço a todas as associações que se dediquem à prática do atletismo. Uma posterior utilização por parte dos munícipes, “só para depois da entrada em vigor do regulamento”. Isto porque, “temos de levar em conta a utilização dos balneários e de outras instalações”, adjacentes ao campo e à pista.