A ComUrb conta com 200 mil habitantes
Arranque da Comunidade Urbana das Beiras
Paragem de TGV é primeiro objectivo comum

A constituição final da Comunidade Urbana (ComUrb) das Beiras envolve dez municípios do distrito da Guarda e três do distrito de Castelo Branco e um total de cerca de 200 mil habitantes.


Por Daniel Sousa e Silva


A presidente da Câmara da Guarda, Maria do Carmo Borges, lançou “a paragem do TGV o mais próximo possível da fronteira” como a primeira reivindicação comum da ComUrb das Beiras, outorgada oficialmente, na passada quarta feira, 30 de Junho, na Guarda, rotulando a estrutura de “não apenas benéfica para o concelho guardense, mas também para toda a região”
A autarca descreveu a récem-criada ComUrb das Beiras como “a possibilidade de se fazer entre nós [ComUrb] mais para o desenvolvimento integrado da região, sendo este o início de um trabalho cada vez mais complementar”, por isso o mote de Maria do Carmo Borges é “mãos à obra”. Outro dos objectivos apontados pela autarca incide sobre a cooperação transfronteiriça com Salamanca e Castilla y León.
Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, concorda com a perspectiva da edil guardense no que concerne aos objectivos da ComUrb das Beiras. Aos jornalistas, Carlos Pinto deixa uma mensagem ao Governo. “Nesta altura de renovação governamental, seria boa ideia se, no mínimo, fosse criada uma secretaria de Estado dedicada ao ordenamento de território, podendo até ser criado um ministério para esse fim”, defende.
O presidente da Associação Intermunicipal da Cova da Beira, José Manuel Biscaia, admite a possibilidade da extinção dessa instituição, “caso os objectivos da ComUrb coincidam com os da Associação já existente”. Em relação ao Fundão, o único concelho que da Associação Intermunicipal que não se juntou à ComUrb das Beiras, o também presidente da Câmara de Belmonte diz que “terá de ser encontrada uma solução”.

Doze municípios, dois distritos

A ComUrb das Beiras é constituída pelos concelhos de Guarda, Almeida, Celorico da Beira, Meda, Trancoso, Manteigas, Pinhel, Sabugal e Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda e de Belmonte, Covilhã e Penamacor, do distrito de Castelo Branco. No total, a ComUrb das Beiras abrange cerca de 200 mil habitantes.
O presidente e vice-presidentes serão escolhidos, a curto prazo, pelos presidentes das Câmaras envolvidos. A sede dos órgãos de decisão - a Junta - fica sedeada em Manteigas, enquanto que a Assembleia e Conselho da Comunidade ficam localizados em Belmonte.
Os estatutos da ComUrb das Beiras prevêem a eleição de uma Assembleia e uma Junta com um mandato de quatro anos, de um Conselho de Comunidade - um órgão consultivo constituído pelos elementos da Junta, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, representantes de serviços e organismos desconcentrados do Estado - e de um Administrador Executivo para gerir a Comunidade, a propor pela Junta à Assembleia da comunidade, cujas funções são incompatíveis com o exercício de qualquer cargo de natureza política em regime de permanência.
A Assembleia será composta por elementos eleitos pelas Assembleia Municipais dos concelhos integrantes da ComUrb das Beiras, em número ímpar e num máximo de 55.
Em termos financeiros, a ComUrb das Beiras vai depender das contribuições dos municípios, transferências do Orçamento de Estado ou de eventuais empréstimos a contrair.